A moradora do Jardim Caçula, Cleo Carvalho, de 64 anos, disse que ao reclamar do atendimento da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro, foi ofendida por um homem que seria assessor do prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL). A mulher conta que o atendimento na unidade não é bom e que perdeu consulta com oftalmologista porque os funcionários não a avisaram. A prefeitura de Ribeirão Pires, nega problemas na unidade de saúde e diz que os canais de atendimento ao munícipe da prefeitura estão disponíveis para o registro de uma queixa formal contra o servidor, o que não foi feito até o momento.
Cleo disse que mora há 45 anos no Jardim Caçula. Ela explicou que o atendimento já não é bom há muito tempo. “Em julho eu passei com médico que falou que eu estou perdendo a visão e encaminhou para o oftalmologista, mas eu perdi a consulta porque não me avisaram. A UBS diz que avisou, mas não avisou. As agentes de saúde não trabalham e tem sempre um monte de gente na fila e os funcionários conversando, gritando. Aí eu fui reclamar com o Vicente que é assessor do prefeito. Ele me tratou super mal, me chamou de mentirosa, de velha. Ele como funcionário tem que ter educação. Assim que o munícipe é tratado, pior que animal”, lamenta. Cleo disse que na UBS preencheu um formulário de reclamação e assinou, mas desconfia que os funcionários não encaminharam para a Ouvidoria da Saúde.
Em nota, a prefeitura de Ribeirão Pires destacou que não há reclamações formalizadas nem nos canais de atendimento da Saúde tampouco da prefeitura. “A Unidade de Saúde do Jardim Caçula realiza atendimentos sem nenhum tipo de sobrecarga, dentro de seu cronograma regular de atividades. A consulta da paciente em oftalmologia foi confirmada por meio do contato informado de WhatsApp. A paciente não compareceu na data agendada, entretanto a consulta foi remarcada e, inclusive, já realizada no Centro de Especialidades Oftalmológicas da cidade. A Prefeitura reforça que os canais de atendimento aos moradores – Ouvidoria Municipal e Ouvidoria da Saúde – seguem à disposição para acolher reclamações, sugestões e para o esclarecimento de dúvidas. As formas de contato são: por e-mail: (ouvidoria@ribeiraopires.sp.gov.br), por telefone (156 ou 4824-5584) ou presencialmente na rua Miguel Prisco, 288 – Centro, de segunda a sexta das 8h às 17h.