ABC - quarta-feira , 4 de dezembro de 2024

Pixolé aposta no e-commerce e renovação da marca para atrair novos clientes

Com 48 anos de presença no ABC, a Pixolé, rede de lojas especializada em calçados, bolsas e acessórios, passa por um processo de modernização que combina sua tradição com conceitos contemporâneos para atrair um novo público. Nesta fase, a empresa implementa estratégias internas, como aprimoramento do e-commerce, o rebranding da marca e inovações nas lojas físicas, com objetivo de se aproximar ainda mais de seus consumidores.

Responsável direto pela reformulação, Paulo Adolfo Pereira Esteves, sócio-diretor da rede Pixolé Calçados, comanda as novas estratégias e ações da marca. Em entrevista ao RDtv, ele compartilhou detalhes sobre o processo de renovação da empresa, que por muito tempo foi vista como tradicional, mas agora abraça a modernidade. Também falou sobre a experiência de suceder seu pai, Antônio Pereira Esteves, fundador da empresa, e o legado que ele deixa.

Newsletter RD

(Foto: Reprodução/RDtv)

“Há um desafio em modernizar o clássico. Meu objetivo na Pixolé não é apagar o legado da minha família e apenas introduzir ideias e conceitos novos, quero que os clientes tradicionais se sintam acolhidos da mesma forma que os novos, e vejam as nossas mudanças como algo positivo”, comenta Esteves.

A maior aposta da rede é aprimorar o e-commerce, em que, graças a pandemia, viu crescer a demanda e hoje representa 25% do faturamento total. Além disso, o investimento nas redes sociais da Pixolé faz parte desse fluxo, que sofreu uma repaginação para se tornar mais agradável e atraente para os seguidores, possíveis clientes.

Apesar de ações no mundo digital, o executivo diz que não quer perder a essência deixada pelo seu pai, e visa também aprimorar os serviços nas lojas físicas, oferecendo além de um catálogo diverso, mas experiência de compra para cada cliente. “O e-commerce tem um potencial gigantesco de atingir pessoas que não tem condições de irem as lojas. Porém, não descartamos a importância dos estabelecimentos, que aproximam o cliente da nossa marca e promovem a conexão entre nós e os consumidores”, diz.

A Pixolé realiza em 2025 uma restruturação em suas lojas físicas, inicialmente com a unidade localizada no Mauá Plaza Shopping, alterando a parte estrutural para melhorar o fluxo de passagem dos clientes e funcionários, bem como oferecendo novos treinamentos para os colaboradores em relação a abordagem e acolhimento da pessoa que vai até ao local. “Para nós, o atendimento tem que ser 360º, ou seja, o consultor que iniciou o atendimento é o mesmo que encerra, oferecendo possibilidade para que se crie um vínculo entre funcionário e consumidor a fim de aproximar ainda mais as pessoas da nossa marca”, explica Esteves.

Varejo

Atualmente, a Pixolé tem parceria com mais de 20 fornecedores sapatos de diversos modelos para seus clientes, entre eles Nike, Fila, Mizuno, New Balance, Piccadilly, Pegada, Via Marte, Democrata, Luz da Lua, Dakota, entre outros. Em especial o tênis, o executivo comenta haver uma competição sadia no varejo, potencializando não somente a venda para distribuidores e marketplaces, mas também mais opções de compra aos consumidores. Além disso, reforça a importância de influenciadores em impulsionar a venda de modelos antigos reformulados, como o caso da Nike, com recém-lançamentos da linha Air Jordan.

Para o fim de ano, datas como a Black Friday (29 de novembro) e o Natal (25 de dezembro), animam o varejo, que oferece promoções de diversos nichos para aumentar a venda de produtos. Na Pixolé não será diferente, na qual a empresa já se prepara para anunciar uma campanha na segunda quinzena de novembro que une as duas datas, oferecendo descontos em todos os produtos.

Para Esteves, as ações de impulsionamento do e-commerce, reformulações nas lojas físicas e novos conceitos do marketing acontecem para garantir a longevidade da marca, que por tanto tempo já esteve sob comando de seu pai. “É uma honra suceder o meu pai. Cresci dentro do negócio, acompanhei todas as evoluções e avanços que a Pixolé, e hoje, com essas mudanças, quero manter o legado e modernizar a marca para fidelizar o cliente que já compra conosco e o nosso futuro consumidor”, completa.

A Pixolé possui unidade em Santo André, São Bernardo, São Caetano e Mauá, além do site https://www.pixole.com/.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes