O prefeito eleito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani (PSB), anunciou nesta terça-feira (05/11), os nomes que comandarão cinco secretarias em sua futura gestão. Ao lado da vice-prefeita eleita Wilma Marcelino (PSB), o socialista revelou os nomes que comandarão as pastas de Finanças, Educação, Saúde, Chefia de Gabinete, Jurídico e Educação, além da coordenação de Cultura. Além disso, Akira revelou que reduzirá o número de secretarias de 17 para 15.
“(A redução será) para que possamos ter uma redução de custos ou criar o que chamamos de Secretaria de Projetos. Hoje, a maior dificuldade que as prefeituras passam é na captação de recursos. Então, temos a possibilidade de criar um departamento, uma coordenação. Estamos avaliando ainda. Será de acordo com o que recebemos da Prefeitura (na transição) para que possamos ver, dentro de uma organização saudável, a criação desse departamento ou não. Mas a nossa ideia é reduzir em duas secretarias”, explicou.
Devido aos estudos futuros, Akira manterá a área da Cultura como uma coordenadoria dentro da Secretaria de Educação. O produtor cultural Billy Bartholomeu será o coordenador. Na Educação, o futuro secretário será Vinícius Brum. Na área da Saúde a escolhida foi Fabiana Bédia, enfermeira com experiência em gestão de Saúde, inclusive participando da coordenação do Hospital de Campanha em Ribeirão Pires, durante a pandemia do Covid-19.
O vereador e contador Roberto Bernardo (Avante) será o futuro secretário de Finanças. Bernardo teve 393 votos nesta eleição e acabou como primeiro suplente de seu partido. O advogado Fábio Nunes será o secretário jurídico, voltando a pasta na qual trabalhou por 12 anos. A futura Chefe de Gabinete será Paula Oliveira, que foi assessora de Akira em seu mandato como vereador. Também foi anunciado o nome de Bruno Brusso como coordenador da equipe de transição.