Com objetivo de auxiliar a gestão de marketing e captação comercial das escolas particulares do ABC, o Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) realizará na próxima quarta-feira (6/11) o encontro Captação de Alunos: Estratégia para Escolas.
O encontro, que é gratuito e acontece das 14 às 18h, traz na programação players do mercado, que vão demonstrar, por meio de cases reais, insights práticos e soluções tecnológicas, como é possível se destacar em um cenário cada vez mais seletivo e competitivo.
De acordo com Suelen Motta, gestora de marketing e captação da FSA, com o avanço da tecnologia a forma de abordar os alunos e familiares mudou bastante e quem não se adaptar vai ficar para trás. “A ênfase tem de ser na construção de relacionamentos e na confiança. Ao contrário de muitos setores em que a venda pode ser imediata e baseada em transações, na educação o processo de decisão das famílias é mais emocional e as famílias não estão apenas buscando um serviço, mas sim um ambiente seguro e enriquecedor para os seus filhos”, diz.
Atualmente, a captação envolve a comunicação de valores educacionais, culturais e sociais que a escola representa. Enquanto outras indústrias podem focar em promoções ou características do produto, as escolas precisam destacar suas abordagens pedagógicas, a qualidade do corpo docente e a infraestrutura do espaço.
De acordo com Motta, a prospecção de alunos deve utilizar uma abordagem diversificada. O CRM é uma ferramenta útil para organizar e analisar dados, mas uma busca direta e pessoal, por meio de eventos, visitas e contato com a comunidade, pode criar conexões mais interessantes.
Para Suelen, a humanização do marketing é um dos fatores de sucesso para quem deseja prosperar na área. Compartilhar histórias reais de alunos, ex-alunos e pais criam um sentimento de pertencimento e confiança, faz com que as famílias sintam que a escola se preocupa com o desenvolvimento integral dos filhos.
Outro fator decisivo na escolha por uma boa escola, afirma Suelen, é a preocupação entre a preparação para o vestibular e a formação humana do aluno. As principais escolas costumam divulgar os nomes e fotografias de seus alunos que ingressam nas faculdades mais concorridas.
Suelen Motta alerta que, embora a aprovação em exames seja um objetivo importante, a educação integral que desenvolve habilidades sociais, o pensamento crítico e os valores éticos é essencial para formar cidadãos conscientes e preparados para os desafios da vida.
O encontro contará com as palestras IA na Educação: Ferramentas para Diretores e Professores (Rodrigo Cutri, reitor da FSA), O Diretor como Protagonista na Captação de Alunos (Marcelo Krokoscz (diretor Escolar do Colégio Fecap), Aprendizado dos 200 clientes ocultos (Daniel Antonucci, CEO da CRM Educacional), Captação de Alunos com Redes Sociais e Tráfego Pago (Daniel Tavares e Marcelo Mantovani e Suelen Motta, departamento de marketing e captação da FSA), Boas Práticas (Lívia Vendramini, gerente de marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP e Oswana Fameli, presidente da AESP e diretora do Centro Educacional Paineira) e Educação Financeira para Escolas (Lúcio Flavio Franco, coordenador do Centro Universitário FSA).
Mais informações e inscrições no link: https://www.fsa.br/marketing-educacional/