É comum passar perto do Ribeirão dos Meninos e avistar capivaras nas margens do córrego, situado ao lado da avenida Lauro Gomes, que separa Santo André de São Bernardo. No entanto, quem frequenta a região ultimamente tem notado que o ambiente se tornou cada vez mais insalubre e arriscado, inclusive para os animais.
Bárbara Destro, moradora da área, comenta que as capivaras habitam o local há pelo menos três anos, mas avistou várias delas feridas no último sábado (26/10), o que evidencia a necessidade de intervenção do poder público na situação. “Elas (capivaras) sempre estão por aqui, às vezes com filhotinhos, mas nunca vi a prefeitura fazer nada a respeito”, relata.
A reclamante relata que, diante do cenário preocupante, tentou contatar o Departamento de Zoonoses da cidade para solicitar o resgate dos animais feridos, mas a resposta foi desanimadora, sem qualquer perspectiva de atendimento ou salvamento.
Quem mora na região frisa que a situação preocupa, pois, além de feridas, as capivaras chegam a subir na via, o que aumenta o risco de acidentes com veículos. Uma moradora, que prefere não se identificar, reforça a insalubridade do ambiente: “Sempre vejo umas seis capivaras por ali, perto do Sonda da Pereira Barreto, e o local é sujo, com esgoto e mau cheiro”, reclama.
Questionada sobre o assunto, a Prefeitura de São Bernardo declara que irá averiguar as denúncias relatadas. A administração também ressalta que os moradores podem acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo número 153, ou entrar em contato diretamente com o Departamento de Zoonoses, pelo telefone (11) 4365-3349, para notificações e emergências envolvendo os animais.