A partir desta sexta-feira (01/11), inicia a temporada de promoções de novembro, inclusive com a Black Friday, na última sexta-feira do mês. Em 2024, a data será realizada dia 29 de novembro, e para auxiliar os consumidores nesse momento de ofertas, o Procon Diadema alerta sobre os cuidados a serem adotados.
Inicialmente, o consumidor precisa definir um teto para as compras e/ou promoções, bem como os itens a serem adquiridos, para não ter gastos além do orçamento e contraia dívidas difíceis de cumprir.
Com a lista em mãos, o interessado pesquisa o tipo de produto, valores e formas de pagamento tanto na mesma empresa fornecedora como em lojas concorrentes. É recomendado também verificar o valor do frete e incluir a taxa no preço do item para saber se o desconto compensa a compra.
O consumidor deve primeiro verificar se o site é confiável. Para ajudar, a Fundação Procon disponibiliza uma lista de sites a serem evitados, disponibilizados em https://sistemas.procon.sp.
É importante verificar se o produto ou a empresa possui reclamações. Além disso, também imprimir ou salvar os documentos da promoção e da transação, pois, se houver algum problema, será mais fácil exigir o cumprimento da oferta.
Em caso de trocas, é necessário se atentar sobre a possibilidade e em quais prazos e casos é permitido, além de exigir nota fiscal do produto ou serviço.