Ao ter um benefício previdenciário concedido, o segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recebe o pagamento por meio de cartão magnético. Essa modalidade permite somente a retirada dos valores creditados pelo INSS. Nesse caso, não é possível escolher o banco, pois o INSS faz essa seleção dentre as agências bancárias que possuem contrato com o Instituto e da região que a pessoa mora. A emissão do cartão magnético para saques dos valores é da responsabilidade do banco.
O beneficiário tem a opção de alterar a forma de pagamento, para receber os créditos por meio de conta-corrente ou poupança. Para fazer a mudança, basta ir ao banco escolhido e, caso ainda não tenha conta, criá-la para o recebimento do benefício. É importante que o banco precise ter contrato com o INSS.
Caso esteja recebendo o benefício por meio de conta-corrente, o beneficiário volta a ter os créditos pagos por meio de cartão magnético. A solicitação é feita pelo site ou aplicativo Meu INSS, por meio do serviço “Alterar local ou forma de pagamento”. Além disso, é possível mudar a agência do INSS responsável pelo seu benefício. Geralmente, o pedido da alteração de agência do INSS ocorre em razão de mudança de endereço do segurado. E quem não tem acesso à internet solicita a alteração de local de pagamento pelo telefone 135.
Se você teve um benefício concedido aguarde, em torno de 15 dias após a data da concessão, para receber o primeiro pagamento. É possível consultar qual banco e a data em que o pagamento estará disponível pelo Meu INSS, selecionando o serviço “Extrato de Pagamento”. Também é possível obter essa informação pela Central 135 ou através da Carta de Concessão, acessada pelo Meu INSS.
Para o primeiro recebimento, é necessário comparecer na data prevista ao banco ou local indicado, portando um documento oficial válido com foto e CPF. Para saber a data em que o benefício será creditado mensalmente, basta consultar a Tabela de Pagamento de Benefícios, no site gov.br/inss.