O advogado Ariel de Castro Alves, ex-secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do governo federal, participa nesta sexta-feira (25/10), do encerramento da Semana Jurídica do Curso de Direito da Universidade Metodista (Umesp), em São Bernardo. No encontro, Ariel Alves ministra palestra sobre a violência e os crimes contra as crianças e adolescentes no Brasil.
Um dos principais nomes na área dos direitos da infância e juventude no País, o advogado Ariel de Castro Alves, de São Bernardo, além de secretário nacional, foi presidente da Fundação Criança entre 2009-2013, quando coordenou o Grupo de Trabalho Criança Prioridade 1 do Consórcio Intermunicipal do ABC. Alves também foi presidente do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente).
Atualmente o advogado é presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de São Bernardo e membro da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB SP.
Ariel Alves vai abordar na palestra o aumento, em média, de 30%, dos crimes contra as crianças e adolescentes no País, em 2023, conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. “Diariamente temos 150 crianças e adolescentes sendo vítimas de estupros e 14 sendo assassinadas no Brasil”, afirma.
Participam da mesma mesa de debates a delegada seccional de polícia de São Bernardo e São Caetano, Kelly Cristina Sacchetto, e a também delegada assistente da Seccional, Adrianne Mayer Bontempi. Ambas vão abordar a violência contra as mulheres e crianças no ABC.
A Semana Jurídica da Metodista é organizada pelo Curso de Direito, coordenado pelo professor e delegado de polícia, Fernando Shimidt de Paula.
As apresentações acontecem às 19h30h, no Auditório IOTA, da Universidade Metodista (rua do Sacramento, 230, bairro Rudge Ramos).