A Sabesp mudou, sem avisar previamente, a data de vencimento das contas de parte dos moradores de Santo André. A companhia de água, cujas contas tinham vencimento no início do mês, passou a data final para pagamento para o dia 25, o que pegou alguns moradores de surpresa, alguns tiveram uma fatura maior, por conta do período apurado, em dias de consumo, ser maior.
A conta do morador da Vila Metalúrgica, Eliel de Barros, foi uma das que veio com o novo vencimento para o dia 25. No caso dele a mudança não foi boa. ” É um absurdo porque as pessoas assalariadas, principalmente, pagam as contas no início do mês e do nada ela (Sabesp) muda a
data para o dia 25, aí as pessoas já gastaram o dinheiro do salário.
Para uma moradora de Utinga, também em Santo André, que preferiu não se identificar, além de agora ter que reprogramar suas finanças e reservar dinheiro do orçamento familiar para pagar a conta no final do mês, e não no início como era antes, ela ainda ficou com uma fatura mais cara esse mês. “Mudaram a data por conta própria, com 10 dias a mais a minha conta chegou com R$ 50 a mais para eu pagar. Sou aposentada e o dinheiro é contado, o pior é que fizeram isso sem avisar”, explica.
Em nota a companhia admite a mudança de data de vencimento, mas, diferente do que relatam os consumidores, que foi dado um aviso um mês antes. “A Sabesp informa que a alteração da data de vencimento das contas de parte dos clientes de Santo André foi adotada para otimizar a leitura do consumo e entrega da fatura pelo técnico de atendimento externo. Os clientes foram avisados com antecedência de 30 dias por meio de comunicados impressos entregues pelos leituristas. Não houve reajuste de tarifas”, diz a companhia, em nota.
Apesar da mudança, o morador que não se adaptar à nota data pode solicitar a mudança à Sabesp. “Com a nova data de vencimento, pode haver uma pequena alteração para maior ou menor na quantidade de dias de consumo na primeira emissão, mas o sistema comercial da Sabesp realiza o ajuste de forma automática, impedindo que ocorra qualquer prejuízo ao consumidor. Os clientes podem alterar a data de vencimento das faturas pelos canais de atendimento da companhia”, conclui o comunicado da empresa de água.