A Unipar participa do Energy Solutions Show, evento conecta indústrias do grupo A (alta e média tensão) a investidores, gestores públicos e empresas do mercado de energia, além de promover a troca de informações sobre boas práticas do setor. Entre terça e quarta-feira (22 e 23/10), no São Paulo Expo, a companhia apresenta projetos de autoprodução de energia renovável e boas práticas relacionadas ao tema.
A Unipar firmou parcerias com players do mercado de energia e conta com três Joint Ventures para a construção de dois parques eólicos, sendo um em Camaçari, na Bahia, e outro em Cajuína, no Rio Grande do Norte, além de um parque solar em Pirapora, Minas Gerais. A meta é alcançar 100% das operações no Brasil com o uso de energia elétrica renovável até 2025, sendo 80% oriunda dos projetos de autoprodução e os 20% remanescentes via contratos de fornecimento de energia elétrica certificada.
Juntos, os três empreendimentos têm capacidade instalada de 485 MW de energia elétrica, dos quais 149 MW médios serão para consumo nas plantas da Unipar no Brasil, causando impacto positivo em competitividade, uma vez que a energia elétrica representa cerca de 50% dos custos da produção de cloro/soda. Os projetos contribuem ainda para outra meta da companhia, a de mitigar os impactos das emissões de CO², com redução em 10% dos escopos 1 e 2 (ano base 2020) até 2025, chegando a Net Zero até 2050.
Por meio de palestras, painéis e networking, o evento pretende estimular a colaboração por toda a cadeia de energia e consumidores, impulsionando a transição para uma economia mais sustentável e resiliente. Serão apresentados projetos, boas práticas, experiências e oportunidades do mercado eletroenergético.