
O jovem Leandro de Oliveira Viana, de 19 anos, do Projeto Futuro Paralímpico, conseguiu resultados expressivos na 3ª edição do Campeonato Brasileiro de Atletismo 2024, encerrado domingo (20/10), no Centro de Treinamento Paralímpico (CPB), em São Paulo.
O atleta de Mauá, mesmo com chuva, garantiu o primeiro lugar nos 100m e no Salto em Distância, registrando novos recordes brasileiros na categoria sub-20 nas duas modalidades – T38 (paralisia cerebral).
No salto em distância, o atleta registrou a marca de 6m19 e superou a marca de 5m01 feita por Henrique Ferreira. Já nos 100m, Leandro registrou 11s48 e superou sua própria marca de 11s51 registrada em junho deste ano.
Para o técnico Walter Agripino, os resultados são extremamente importantes para a sequência do projeto. “O apoio e a parceria do Ibisc aos seus embaixadores e, em especial, ao Leandro Viana, são de extrema importância, pois valoriza a todos do projeto, já que ele surgiu nesse espaço ao mesmo tempo em que compartilha aos demais atletas a experiência que vem conquistando mundo a fora”, apontou.
“Nesta linha, o Leandro se torna um atleta muito importante ao cenário nacional, mesmo sendo muito jovem, como o próprio CBP destacou”, complementou Agripino.
No meio da semana, o mauaense Samuel Martins Lira, de 15 anos, também do Projeto Futuro Paralímpico, conquistou a medalha de prata nos 1.500 metros, na categoria Sub-17 – T20 (deficiência intelectual).
“Quero cumprimentar o Leandro e o Samuel pelas ótimas performances no Campeonato Brasileiro e ao Walter pelo trabalho que vem realizando com os atletas do projeto. Isso nos dá ainda mais força para seguir trabalhando, não só para formar grandes atletas, como também grandes cidadãos”, comentou Vlademir Pereira Silva, CEO do Ibisc.
O Projeto Futuro Paralímpico, mantido e administrado pelo Instituto Brasileiro de Inclusão Sociocultural (Ibisc), é realizado através da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado de São Paulo, e conta com patrocínio da Braskem.