De olho no crescimento das vendas no fim de ano, alguns shoppings do ABC disponibilizam vagas de emprego para quem busca se estabelecer no mercado de trabalho ou que busca oportunidades temporárias.
Em Diadema, por exemplo, as lojas do Shopping Praça da Moça abriram 31 vagas para atuar com atendimento ao cliente e vendas. Para se candidatar, basta acessar o site de cadastro (que possui mais detalhes) do empreendimento e registrar o currículo.
O Golden Square Shopping, em São Bernardo, conta com 19 oportunidades de emprego nas lojas, e vai abrir vagas temporárias em pelo menos 10 delas para o fim de ano. As vagas variam conforme a necessidade de cada loja. Interessados devem enviar currículos no link (clique aqui).
O Atrium Shopping, em Santo André, conta com quatro vagas disponíveis para duas lojas do empreendimento, sendo uma para estoquista e as outras para operador de loja. As vagas exigem ao menos ensino médio completo e o cadastro no site do Atrium. Já o Shopping ABC oferece 57 oportunidades de emprego para diversas funções, como vendedor, recepção, estoquista, designer de sobrancelhas e atendente, para candidatos com ou sem experiência (algumas afirmativas para PcD). Interessados se cadastram pelo link.
Com 51 vagas abertas entre efetivos e temporários, o Grand Plaza, também em Santo André, dispõe de lojas dos mais diversos segmentos com contratação. Para os candidatos se inscrevam pelo site do empreendimento, com vagas para o Mania de Churrasco! Prime Steak & Burger, que possui oito vagas para atuar na cozinha e atendimento.
Assertem
Em levantamento realizado pela Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), até o fim do ano serão abertas 450 mil vagas de emprego temporárias, com previsão de 90 mil efetivações. Em relação aos setores, a maior quantidade de oportunidades está na indústria, com 45% das contratações. Na sequência, estão serviço e comércio, com 35% e 15%, respectivamente.
Segundo a professora do curso de Gestão de Recursos Humanos da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Leila Aparecida Perez Sanchez, o emprego temporário é um recurso importante principalmente para empresas cujos tipos de negócios atendem demandas sazonais e necessitam aumentar sua força de trabalho.
“Atender esta demanda impacta na ampliação das vagas existentes ou vagas específicas para suprir a necessidade operacional impulsionada pela demanda, aquece a economia e dá suporte legal às empresas para esta prática, pois os direitos e benefícios aos trabalhadores são respeitados, assim como a arrecadação de impostos”, diz.
Além disso, não apenas o mercado se beneficia com a ação, afirma Leila, mas o próprio candidato, que por não conseguir um emprego fixo opta pela vaga temporária e enriquece o currículo.
Segundo Leila, a área de RH já entende o emprego temporário como possibilidade de conhecer melhor o candidato e sua adaptação ao tipo de trabalho proposto. Por isso, diz ser importante incluir no currículo as experiências nesta modalidade temporária de emprego, que tem potencial para desencadear uma efetivação.