As urnas eletrônicas que serão utilizadas no 2º turno das eleições municipais de 2024 foram preparadas nesta quinta (17/10). Cerca de 50 mil equipamentos, incluindo os de contingência, receberão dados dos candidatos ao cargo de prefeito que concorrerão ao pleito do próximo domingo (27/10). Do total de máquinas que passarão pelo procedimento, 30 mil estão na capital.
O procedimento de preparação das urnas é público e também inclui um teste de funcionamento dos equipamentos e a lacração da área onde é colocada a mídia de resultados.
Após a preparação e a lacração, as urnas eletrônicas ficam prontas para serem enviadas aos locais de votação na véspera do pleito. No sábado (26/10) que antecede a eleição, o TSE encaminha todas as urnas para as escolas, realizando a montagem das seções para que tudo esteja funcionando.
Durante o período de carga das urnas, a conferência das informações introduzidas nas máquinas e a verificação da integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais podem ser inspecionadas por representantes do Ministério Público, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), dos partidos, das federações e coligações, entre outras entidades.