Parceria entre a indústria química BASF e o Espro, entidade sem fins lucrativos especializada na capacitação e inserção no mercado do trabalho, promove em São Bernardo, a partir de 6 de novembro (quarta-feira), curso gratuito de capacitação profissional para adolescentes e jovens mulheres negras e/ou pertencentes à comunidade LGBT+. Inscrições são feitas através do fmt.espro.org.br/cadastrocurriculo.
O programa, intitulado Jovem Forte – Empregabilidade e Diversidade, oferece 60 vagas afirmativas para jovens com idades entre 16 e 23 anos. Os encontros acontecem de segunda a sexta-feira, divididos em duas turmas (das 8h às 12h e das 13h às 17h), com término previsto para o dia 13 de dezembro (sexta-feira).
A trilha de conteúdos faz parte do projeto de FMT (Formação para o Mundo do Trabalho) do Espro. Serão 100 horas de treinamentos presenciais, abordando tanto habilidades técnicas (hard skills) quanto o desenvolvimento de competências socioemocionais (soft skills). Durante o curso, a ser realizado na unidade do Espro em São Bernardo, os participantes recebem kit escolar, uniforme, mochila, auxílio-transporte, auxílio-lanche e cesta básica.
Após a conclusão do curso, os jovens cadastram seus currículos no banco de talentos do Espro, plataforma digital voltada para a candidatura a vagas em programas de Aprendizagem Profissional (Jovem Aprendiz), de Estágio e de vagas de entrada nas empresas parceiras da instituição.