Santo André teve mais uma proposta de financiamento de projeto aprovada pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). O trabalho “Águas da Mata – conectando educomunicação e ciência cidadã na proteção das Unidades de Conservação Andreense” é idealizado pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental e ocorre a partir de 2025, em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, além da Diretoria Regional de Ensino.
A iniciativa implementa ações de sensibilização e educação ambiental voltadas às escolas e aos moradores do entorno das Unidades de Conservação sob gestão municipal, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos, a biodiversidade e a melhoria da qualidade ambiental local.
As atividades propostas envolvem jovens e adultos em vivências nas UC (Unidades de Conservação) por meio da educomunicação e ciência cidadã, ou seja, com foco na coparticipação do público para a produção de informações científicas e empíricas de acordo com a realidade de cada território e relação dos participantes com as UCs andreenses.
Todo o trabalho será realizado com base nas diretrizes da Política Municipal de Educação Ambiental, na Encea (Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação), além dos Planos de Manejo das UCs envolvidas e do diagnóstico do Plano de Educação Ambiental e Comunicação do Parque do Pedroso, que está em elaboração e previsto para ser lançado também em 2025.
A proposta tem duração de dois anos e no total serão investidos cerca de R$ 1,6 milhão entre recursos do fundo e verba própria do Semasa. O Fundo Estadual de Recursos Hídricos está vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de SP e visa fomentar a Política Estadual de Recursos Hídricos, por meio do financiamento de programas e ações na área de recursos hídricos, proteção dos corpos d’água e de bacias hidrográficas.