Desde julho de 2022, dois meses após a inauguração do Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), Ribeirão Pires manteve fila zero por espera de mamografia. O número de exames realizadas pelo Caism em 2024, no período de janeiro a setembro, foi 10% maior do que em 2023, com 2.663 procedimentos neste ano e 2.399 em 2023.
O exame de mamografia é recomendado principalmente para mulheres a partir dos 40 anos, com histórico familiar de câncer de mama. O procedimento é uma ferramenta crucial para a detecção precoce do câncer de mama, pois permite um tratamento mais eficaz e aumenta as chances de cura.
O Caism tem uma capacidade mensal de 400 procedimentos por mês, que representa um crescimento de 248% com relação aos procedimentos realizados anteriormente no Hospital e Maternidade São Lucas.
O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (avenida Humberto de Campos, 70), além dos exames de mamografia, oferece também mastologia, medicina fetal, ultrassonografia e citopatologia; clínica médica, ginecologia e obstetrícia, psicologia, assistência social, entre outros. Para atendimento, é necessário antes passar por alguma Unidade Básica de Saúde (UBS).