Informe da organização ambientalista Fundo Mundial para a Natureza (WWF), afirma que dejetos plásticos já chegaram a todas as partes do oceano e que a contaminação afeta 88% das espécies marinhas, que trazem o material em seu organismo, incluindo animais amplamente consumidos pelo ser humano. O plástico é a principal ameaça ao oceano e responsável pela extinção de diversas espécies.
Com o objetivo de alertar e conscientizar a população, o Centro Universitário Fundação Santo André realizará entre os dias 16 e 22/10, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2024, a exposição “O Grande Bioma Marinho e Sua Principal Ameaça”, que será realizada no Campus da Vila Príncipe de Gales, Santo André.
A exposição faz parte do projeto “Dos Biomas Terrestres ao Bioma Marinho: O Impacto do Plástico no Oceano”, que tem financiamento do CNPq e faz parte das iniciativas da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que está em sua 21ºedição. O objetivo da mostra é sensibilizar a população sobre os impactos negativos do plástico nos biomas brasileiros, principalmente no bioma marinho. O público presente fará uma imersão no tema e terá a oportunidade de conhecer um acervo de organismos marinhos, painéis informativos e atividades práticas, como a observação de microplásticos em areia de praia e a análise de organismos marinhos microscópicos
O projeto é coordenado pela professora e pesquisadora de Ciências Biológicas, Amanda Alves Gomes, que também faz parte do Zoomundo, uma iniciativa de divulgação científica nas redes sociais, e conta com outros parceiros como a iniciativa InterAntar, as prefeituras de Mauá e São Caetano do Sul, o Colégio Petrópolis e o Bioparque Macuco.
O evento é aberto ao público. As instituições de ensino e pessoas interessadas em comparecer à exposição imersiva devem realizar o agendamento por meio da página: https://www.fsa.br/bioma-marinho-exposicao-imersiva/.
Nos últimos dois dias de evento (21 e 22), serão realizadas palestras com o tema “O trajeto do plástico até o oceano: trabalhando cultura oceânica e sustentabilidade em sala”. Em ambos os dias, as palestras acontecerão às 19:00h e os interessados devem se inscrever para participar.
A exposição funcionará das 9h às 21h nos dias 16,17,18, 21 e 22, e das 9h às 12h no sábado, dia 19/10. Uma das principais atrações da exposição será uma réplica inflável de baleia-azul em tamanho real, que ficará no centro da exposição.
O Centro Universitário Fundação Santo André conta com mais de 3 mil estudantes, nota máxima 5 institucional junto ao MEC e mais de 100 laboratórios. Na FSA o calouro pode ainda contar com o programa de Bolsas de Estudos oferecido pela própria instituição. Mais informações pelo site www.fsa.br.