ABC - sexta-feira , 8 de novembro de 2024

Campanha em Rio Grande da Serra ocorre entre farpas e acusações

Quatro candidatos disputam o comando da Prefeitura de Rio Grande da Serra (Foto: Reprodução)

O menor colégio eleitoral do ABC, com um pouco mais de 35 mil eleitores, terá turno único neste domingo (06/10), para definir entre 189 candidatos a vereador os 13 que vão ocupar o Legislativo a partir de 2025 e entre os quatro candidatos a prefeito, quem comentará a Prefeitura pelos próximos quatro anos. A campanha foi marcada por troca de acusações e até mesmo a troca de nome de candidato.

A atual prefeita Penha Fumagalli (PSD) fez uma série de denúncias sobre ataques misóginos que sofreu durante a campanha. Tanto Akira Auriani (PSB) quanto Marcelo Akira (Podemos) foram criticados pela atual chefe do Executivo.

Newsletter RD

Entre os dois candidatos citados, o problema foi o nome ‘Akira’. A princípio Marcelo teria como nome de candidato “Akira do Povo”, porém, Auriani entrou com um pedido para que seu adversário mudasse de nome e a Justiça Eleitoral acatou, assim Marcelo adotou seu nome como vereador.

Fora das polêmicas, o ex-prefeito Aarão Edmundo Jardim Teixeira (DC) focou nas redes sociais e em divulgar o seu plano de governo que exclusivamente fala sobre o uso de tecnologia.

Apoios

Penha e Auriani também focaram boa parte na campanha na demonstração de apoio. A atual prefeita é a única candidata não filiada ao PT que recebeu apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), porém, contou com poucas visitas de ministros em sua campanha.

Akira Auriani apresentou os apoios do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro Márcio França (ambos do PSB), inclusive com direito à visita de ambos. Marcelo Akira e Aarão Teixeira focaram nas ações e nos problemas da cidade.

Promessas

Aarão Teixeira focou todas as suas promessas no uso da tecnologia, tanto para a geração de emprego e renda quanto a possibilidade de melhorar os serviços públicos com uma maior organização.

Akira Auriani aposta na melhora da gestão e na escolha de prioridades dentro do serviço público, principalmente na área da Saúde. Neste setor, além de um investimento grande na digitalização, o candidato também aposta em um programa para que a atenção farmacêutica da cidade possa funcionar 24 horas por dia.

Marcelo Akira defendeu uma auditoria em todos os contratos da Prefeitura, pois considera que alguns investimentos realizados nos últimos meses foram feitos com valores acima do esperado, principalmente na iluminação pública. Também defendeu maiores investimentos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e uma revisão no projeto do Terminal Rodoviário.

Penha Fumagalli focou na área do Desenvolvimento Econômico. A atual prefeita defendeu o mapeamento da cidade para definição de locais em que pequenas indústrias possam se instalar. Além disso, aposta em maiores investimentos no Turismo para a geração de emprego e renda, e o foco para que a cidade tenha um Instituto Federal.

Acesse aqui a série de reportagens completa e confira as propostas de cada candidato:

Rio Grande da Serra

Akira Auriani busca colocar metas da ONU em plano de governo
Leia mais: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3486706

Penha propõe banco de imóveis e parcerias para chegada de investimentos
Leia mais: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3499964

Aarão Teixeira foca seu plano de governo na tecnologia para Rio Grande da Serra
Leia mais: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3514594

Akira do Povo foca revitalização de equipamentos e fortalecimento econômico
Leia mais: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3492304

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes