O RD segue com sua série de reportagens sobre os planos de governo dos 33 candidatos a prefeito na região. A vigésima reportagem traz as promessas do candidato a prefeito em Ribeirão Pires, Renato Foresto (PT). O prefeiturável apostou no debate com a população da Estância Turística para entender quais as principais demandas. O documento foi dividido em três eixos.
O primeiro eixo é denominado “Ribeirão Pires com Desenvolvimento Social e pela garantia de direitos”. O candidato aponta a parceria que terá com o Governo Federal como ponto de atenção para garantir investimentos.
Na área da Saúde, Foresto fala em reorganização dos equipamentos públicos, inclusive com a construção de uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde) no bairro Soma. O petista também promete concluir a obra do Hospital Municipal e reforçar a gestão participativa a partir dos Agentes Comunitários de Saúde. Também propõe a ampliação dos atendimentos nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), incluindo os Consultórios de Rua para o tratamento de dependência química.
Sobre a Educação, o prefeiturável promete a ampliação do atendimento das creches, a contratação de profissionais de apoio e a garantir de acessibilidade nas escolas. Além disso, quer revisar o currículo escolar para incluir as matérias de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, conforme aponta a legislação federal.
Na área cultural, a principal aposta é a implementação de um Sistema Municipal de Cultura a partir da revitalização de espaços culturais. Também quer integrar a biblioteca municipal ao Centro Integrado de Inclusão Digital, Arte e Cultura.
Na Segurança, Renato Foresto promete elaborar o Plano Municipal de Segurança Urbana, fortalecer o Conselho de Segurança e melhorar a infraestrutura utilizada pela Guarda Civil Municipal. Além disso, quer aumentar o número de câmeras de monitoramento na cidade e melhorar a iluminação pública.
O segundo eixo do plano de governo é o “Ribeirão Pires com Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade Socioambiental e Climática”. Uma das apostas é a promoção da indústria renovada e sustentável na cidade. Renato propõe a criação da Sala do Empresário para cooperação e assessoria técnica para empresas locais. Além disso, fala em apoio a micro e pequena empresa, a partir da implementação dos planos de estímulo para compras e contratações de empresas locais, e a criação do Centro de Inteligência do Empreendedor.
Renato Foresto também quer instituir o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico como forma de orientar a cidade para o desenvolvimento sustentável. E o Programa Municipal de Inovação Tecnológica e os incentivos a criação de serviços tecnológicos na cidade, inclusive nas instituições de ensino.
O terceiro eixo é o “Ribeirão Pires democrática, participativa e eficiente”. “Nosso compromisso é radicalizar os processos de transparência, participação e acesso à informação, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação”, aponta o candidato.
Outro ponto é fortalece espaços de discussão pública para elaborar as ações da gestão, inclusive adotando o Orçamento Participativo. Renato também aponta a abertura de canais de comunicação com sociedades amigas de bairros e moradores organizados para manter “uma gestão responsável e eficiente dos contratos com concessionárias e finanças públicas”.
Confira abaixo o plano de governo do candidato a prefeito em Ribeirão Pires, Renato Foresto (PT):