A candidata a prefeita em São Bernardo pelo União Brasil, Flávia Morando, participou da série de sabatinas promovidas pelo Repórter Diário. A prefeiturável defendeu um plano de governo baseado em informações repassadas pela atual gestão de Orlando Morando (PSDB). Entre as propostas estão o aumento de equipamentos de saúde e a municipalização de escolas do ensino fundamental II (6º ao 9º ano). A justificativa está na apresentação de uma qualidade de ensino.
“Eu acho que antes da gente falar do projeto de municipalização é importante dizer que o candidato que representa a continuidade, no caso eu, tem de manter aquilo que está bom na cidade. Então, na minha gestão, será mantida a qualidade que nós entregamos hoje, nas nossas creches, nas nossas EMEBs, e eu vou municipalizar do sexto a nono ano”, explica a postulante.
Flávia apontou a necessidade de manutenção dos atuais programas educacionais da cidade, tanto aqueles que visam garantir a universalização das vagas quanto aqueles que querem ampliar o número de crianças com direito ao ensino integral, inclusive no projeto de municipalização.
“Faz bastante tempo que converso com os moradores da cidade, me apresentando, e as mães e os pais disseram a importância deste projeto que está no meu plano de governo. Quando as crianças saem do quinto ano e vão para o sexto ano, tem uma diferença da qualidade do ensino, e trago aqui e tenho certeza que isso, que não é porque o governo do Estado não quer entregar qualidade e sim porque são muitas escolas de responsabilidade do Estado, então o Orlando já deixando tudo estruturado organizado me possibilita fazer a municipalização do sexto ano no ano entregar a mesma qualidade”, segue Flávia.
A ideia da candidata é que o governo do Estado possa auxiliar o município com a folha de pagamento do funcionalismo. Somados os investimentos oriundos do Fundeb para essa faixa de escolaridade, a cidade teria como realizar a municipalização de todas as escolas do ensino fundamental II com recursos suficientes para o custeio.
Hospital do Idoso
Na área da Saúde, Flávia promete a implantação do Hospital do Idoso, na área onde estava o HMU, também quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde), sendo três novas (União II, Alvarenga e Três Marias), além de uma unidade que possa substituir a atual no bairro Santa Cruz.
Questionada sobre a garantir orçamentária para custear os equipamentos, a candidata aponta que o planejamento estabelecido pela atual gestão permitirá que seu plano de governo seja cumprido, caso seja eleita.
Flávia Morando acredita que com uma boa organização, organizar o orçamento da cidade é o primeiro passo para entregar as melhorias. “Eu, como administradora, também formada em direito, venho da iniciativa privada, então tenho grande bagagem de orçamentos, sei administrar. Então, vou conseguir entregar dois novos hospitais, um infantil, para a gente atender as nossas crianças e os adolescentes. Hoje as mães vão às UPAs e fazem a primeira triagem. Na minha gestão com o hospital infantil, as crianças e os adolescentes irão diretamente ao hospital infantil. Não vai ter esta triagem primeiramente. E depois vou fazer o hospital do idoso de longa permanência”, seguiu. Veja a sabatina na íntregra.