Em outubro, o grupo Coletivo Menelão inicia a temporada de circulação do espetáculo “Treinalhaço – a competição de quem erra mais”, que narra a história de uma dupla de palhaços que se reencontra após anos de separação. Tomados por espírito de competição, eles passam a se desafiar diversas maneiras divertidas e inusitadas, na tentativa de comprovar qual dos dois é o melhor.
No dia 4 de outubro, sexta-feira, às 10h, com entrada gratuita e tradução em libras, o espetáculo livre para todas as idades será apresentado na EMIA Aron Feldman, Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique (avenida Itamarati, 536 – Vila Curuçá), em Santo André.
E no dia 19 de outubro, sábado, às 15h, com entrada gratuita, a apresentação será realizada na Emarp – Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (rua Yutaka Ishihara, 218 – Pastoril). O espaço é aberto e sem capacidade limitada. Em caso de chuva a apresentação será remarcada.
Treinalhaço é um espetáculo de palhaçaria, de 60 minutos, para todas as idades, que faz uma reverência a palhaçaria clássica e às reprises e cultura circense tão conhecidas Brasil afora. De forma sensível e poética, a montagem dialoga com o público infanto-juvenil sobre o conflito natural presente da ideia de acerto versus erro, além de provocar uma reflexão sobre a competitividade do mundo contemporâneo.
As ações fazem parte do projeto “Coletivo Menelão – 10 anos de insistência no ABC Paulista”, contemplado no edital de Difusão Cultural da Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com o qual o grupo celebra 10 anos e compartilha suas reflexões sobre a produção teatral feita nas bordas da capital, entre as proximidades e distâncias da cena teatral de São Paulo.
A equipe criativa do Coletivo Menelão é formada pelo quarteto Caroline Varani, Denise Hyginio, Mica Matos e Raffael Santos, todos artistas residentes no ABC, mas conta com uma equipe de mais de 20 pessoas que colaboram em seus espetáculos, no trabalho artístico e técnico.