Os mais de 11 mil passageiros que transitam pela estação Pref. Saladino da Linha 10 Turquesa da CPTM contarão com uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. A parada, que fica em Santo André, receberá no próximo domingo (29/9), uma intervenção cultural para repaginar os muros do local. Ao todo, 14 murais vão compor o trajeto de quem passar pela estação (próximo ao SESI Santo André).
Depois da bem sucedida mostra na estação Utinga em janeiro deste ano com 10 artistas, o Coletivo Galeria Gruta (um grupo de artistas que promove ações culturais dos mais variados formatos em centros urbanos) repete a empreitada – agora são 14 artistas que ocuparão a área externa da estação.
A curadoria de Ulysses Sanchez, integrante do Coletivo Galeria Gruta nesta segunda edição seguiu na mesma linha da primeira: tomar os transeuntes de assalto com obras em diferentes linguagens (murais e grafites figurativos, abstratos, em estilo cubista, caligraffiti, etc), produzidas com uma diversidade de técnicas e materiais (colagem de lambes, stencil, pinturas com tinta spray, trincha, rolinho, etc), todas realizadas por artistas que se destacam pela excelência, cada qual com um trabalho de características muito peculiares e originais.
A fundadora do Coletivo Galeria Gruta e artista da mostra, Thaís Medeiros, ressaltou que esse tipo de intervenção é muito satisfatória, pois traz um envolvimento direto com o público. “Ocupar os espaços urbanos coletivos com arte é muito gratificante, pois sabemos que estamos interferindo diretamente no cotidiano das pessoas, deixando-o mais leve e colorido. Além disso, é um trabalho que traz um feedback rápido, vemos o retorno disso na cara das pessoas. Me sinto grata e honrada por poder contribuir dessa forma”.
ARTISTAS: Afolego, André Filur, André Hullk, Bárbara Goy, Bieto, Cabral, Caluz, Mari Mats, Mari Monteiro, Ross Checo, Thaís Medeiros, Tinho, Ulysses Sanchez e Zezão