O documentário Hebe, A Cara da Coragem, que estreou no +SBT na última quinta-feira (19/9), traz uma série de histórias a respeito da vida de Hebe Camargo (1929-2012). Uma delas, relatada por Carlos Alberto de Nóbrega, traz imagens raras em que a artista fazia uso da técnica hoje conhecida como “blackface”..
Segundo o humorista, o fato remete a 1952, quando o programa Manoel de Nóbrega (pai de Carlos Alberto) ia ao ar pela rádio Nacional. “Toda sexta-feira a Hebe ia cantar. Saía da casa dela e ia para a rádio Nacional cantar uma música e ir embora”, relatou.
Em seguida, continuou: “Teve um carnaval que, embora fosse um programa de rádio, todos nós trabalhamos fantasiados. E ela chegou para fazer o programa de carnaval fantasiada de ‘Nega Maluca’. Então você vê esse desprendimento que ela já tinha mil anos atrás”.
No vídeo, é possível ver Hebe Camargo com o rosto pintado com tinta escura, e tinta mais clara destacando a região dos lábios. Usando uma tiara, ela recebe flores, interage com Manoel e recebe serpentina jogada por um colega enquanto canta e sorri.
A série documental Hebe, A Cara da Coragem, está disponível para assistir no +SBT e terá ao todo cinco episódios. Em sua tela inicial, consta a seguinte mensagem:
“Os trechos em arquivo desta obra podem trazer abordagens pejorativas e/ou preconceituosas, retrato da ocasião em que foram escritas ou gravadas. Nós, do SBT, entendemos que resgatar a história nos ajuda a refletir sobre o passado e a idealizar a construção de um futuro mais acolhedor e plural.”