O candidato a prefeito em Diadema, Taka Yamauchi (MDB), participou da sabatina promovida pelo Repórter Diário na última terça-feira (17/09). O prefeiturável reforçou promessas sobre o aumento do efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal) e acabar tanto com a fila por vagas em creche quanto por exames e consultas na Saúde. Um dos pontos tratados pelo emedebista é a realização de uma auditoria em todas os contratos e repasses realizados pela Prefeitura, ponto de preocupação do postulante ao comando do Paço.
“A gente vê na cidade vários serviços não sendo entregues, contratos que não têm a menor transparência, e a gente tem essa preocupação, principalmente no que se fala sobre repasses às ONGs, ONGs de aliados, dentro deste governo promíscuo, na nossa visão. E a gente olha isso com muito cuidado, tanto é que além dessa auditoria em todos os contratos que nós vamos verificar de pronto porque é impossível, principalmente na área da saúde, onde se gasta R$ 2 milhões todos os dias, não tem um atendimento básico de pediatras e médicos e remédios dentro da nossa saúde. Então isso é um ponto para que a gente possa verificar além de outras questões que através de uma agência anticorrupção, que a gente também coloca no nosso plano de governo, a gente poder ser muito eficaz e eficiente no que cerne ao erário público”, explicou.
Na Saúde, Taka quer zerar a fila de exames e consultas a partir de parcerias realizadas com a iniciativa privada. A ideia é replicar o programa “Corujão da Saúde”, instituído ainda na gestão de João Doria na Capital, e conseguir zerar a fila. Segundo o candidato, a atual fila em Diadema corresponde a 41 mil pedidos de exames. Caso seja eleito, a ideia é que após o fim da fila, o programa seja retomado conforme a necessidade.
Ainda na área da Saúde, o prefeiturável confirmou sua promessa de construir uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Infantil. O tema é base de um debate de décadas na cidade. Questionado sobre um possível local, o emedebista relatou que está estudando qual seria o melhor local para um atendimento centralizado.
Sobre a fila de vagas em creches, o candidato aposta tanto na construção de novas unidades quanto no aumento de parcerias com o terceiro setor. Outra promessa, é criar um atendimento em um horário estendido de forma regionalizada, ou seja, algumas unidades terão um horário maior para atender os pais que precisam trabalhar ou estudar a noite.
Na Segurança, Taka quer aumentar o efetivo da GCM em 60% e criar alguns grupos internos para conseguir melhorar a segurança na cidade, principalmente visando suas principais preocupações: o aumento do roubo e furto de celulares, e os pancadões na cidade.