Como parte das comemorações aos 100 anos de nascimento do pintor, desenhista e escultor andreense Luiz Sacilotto, Santo André realiza uma Residência Artística aberta ao público. Os encontros terão orientação do coletivo 28 Patas Furiosas e iniciam no dia 5 de outubro, sempre aos sábados, das 14h30 às 17h30, no equipamento cultural A Casa. As inscrições, gratuitas, estão abertas até 1º de outubro em https://bit.ly/residencia28patas.
A Residência Artística trabalha múltiplas linguagens, acolhendo participantes interessados em artes a partir de 16 anos, além de estudantes, educadores e artistas. Após investigarem procedimentos de trabalho de alguns artistas que cruzam diversas linguagens em suas criações, o grupo pesquisa o conceito da dúvida e da ilusão sob o espelhamento das obras de Luís Sacilotto para enfim criar uma instalação cênica que será ativada pelos participantes.
Filho de imigrantes italianos, Sacilotto nasceu no dia 22 de abril de 1924 em Santo André, então distrito do antigo município de São Bernardo. Cresceu pelas ruas da cidade, onde instalou seu ateliê-residência. Revelado durante a década de 1940, manteve-se fiel, em sua longa carreira, a um profundo interesse pela lógica das formas, transformando em vibração geométrica e cromática o que ocorria à sua volta. Faleceu em 2003.
O equipamento A Casa está localizado na avenida Industrial 1.740, próximo à estação Prefeito Saladino da CPTM.