Equipes de Santo André e de São Bernardo enfrentaram um incêndio na região de mata do Parque Natural do Pedroso, no sábado (14/09), a partir de uma ação conjunta com trabalho em equipe e colaboração mútua em prol do meio ambiente.
O fogo iniciou por volta das 19h em uma construção abandonada na Estrada do Montanhão, no limite entre os dois municípios. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), gestor do Parque do Pedroso, foi avisado por representante do Santuário Nacional de Umbanda (localizado também na Estrada do Montanhão) a respeito do fogo e a autarquia logo acionou o apoio do município vizinho.
Com auxílio das Defesas Civis das duas cidades e do Corpo de Bombeiros, por volta da meia-noite de domingo (15/09) as chamas foram controladas. Antes, agentes ambientais do Semasa subiram o drone e localizaram um segundo foco de incêndio, também controlado antes que se alastrasse mata adentro.
O clima mais seco e a falta de chuva das últimas duas semanas foram condições que favoreceram o surgimento de focos de incêndio nas regiões de mata de São Paulo e do Brasil. O fogo nas mais diversas regiões do país contribuiu para a poluição do ar acentuada registrada na última semana.
Caso a população detecte focos de incêndio nas regiões do Parque do Pedroso, deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, além de procurar pela equipe que trabalha no local, das 7h às 17h. Munícipes também denunciam queima ao ar livre pelo site do Semasa, 24 horas por dia, sete dias por semana.