ABC - sábado , 12 de outubro de 2024

Debate entre candidatos a prefeito de Santo André tem Gilvan Júnior como alvo dos adversários

Debate contou com quatro do seis candidatos a prefeito, as exceções foram Clenilza (PCO) e Coronel Sardano (Novo). (Foto: Reprodução/Youtube/G1)

O debate realizado na tarde desta sexta-feira (13/09), e transmitido ao vivo pelo G1, do grupo Globo, que reuniu os quatro principais concorrentes ao Paço de Santo André na eleição de outubro, foi marcado pela troca de alfinetadas entre os candidatos Luiz Zacarias (PL), atual vice-prefeito, e Gilvan Júnior (PSDB), nome escolhido pelo grupo governista à sucessão de Paulo Serra (PSDB) e líder em pesquisas. Mas ao longo da duração do encontro, de uma hora e 30 minutos, ficou claro que Gilvan era o alvo preferido dos outros dois postulantes ao cargo, Bete Siraque (PT) e Eduardo Leite (PSB), que aproveitaram parte do tempo destinado às suas perguntas e respostas para, de algum modo, tentar colocar o tucano nas cordas.

Não foram raras as vezes em que Zacarias usou de forma irônica a expressão ‘papai Paulinho Serra’ para, talvez, tentar desestabilizar Gilvan, inclusive quando o adversário não estava envolvido diretamente no debate. De certo modo, o candidato governista pareceu sentir o golpe quando, perto do fim do encontro, resolveu dar o troco e disse “papai Zacarias’ ao apontar que o filho do liberal, o vereador Lucas Zacarias, teria ‘invadido’ uma unidade de saúde. “Como vereador, é obrigação dele fiscalizar, porque se a população chega em uma unidade e não tem gestor, não tem responsável, alguém precisa fazer alguma coisa”, respondeu Luiz Zacarias, visivelmente alterado.

Newsletter RD

Enquanto os adversários apresentavam suas propostas para temas como saúde, segurança, desenvolvimento econômico, mobilidade e moradia, permeados por outros eixos, e atacavam o tucano, Gilvan usava as realizações do governo, no qual passou por diversas secretarias, para se defender e ir ao ataque. Como no primeiro bloco, quando o tema foi segurança e dirigiu pergunta para Bete Siraque, lembrando investimentos feitos na Guarda Municipal, por exemplo.

“Não sei de que Santo André o senhor está falando, porque os altos índices de criminalidade aumentaram na cidade, conforme os dados do governo do Estado. Também não sei qual foi o investimento do governo”, respondeu a petista. Na réplica, Gilvan foi irônico. “Aqui existe a Santo André em que vivo e que você, morador, vive e sabe o que nossa administração fez. Essa outra de que a candidata fala, não sei qual cidade é.” O troco da petista veio na tréplica: Candidato, vai andar na rua, converse com a população e diga aos moradores que contestar isso é coisa de oposição.”

A tática dos adversários de colocar Gilvan contra a parede, sobretudo com críticas à administração da qual fez parte, ficou evidente em um dos blocos que o tema era livre e Bete Siraque, nome do PT na disputa, escolheu o ex-colega de partido Eduardo Leite para falar sobre mobilidade. “O trânsito é caótico, a discussão sobre mobilidade foi deixada de lado pelo atual governo. Eu defendo tarifa zero para o transporte. Qual sua proposta”, perguntou.

“A cidade tem problema sério de mobilidade urbana por descaso dessa administração. Precisamos investir para melhorar. Mas tem algo mais sério para resolver, que é a saúde pública”, respondeu, e abriu brecha para Bete: “Oito anos de descaso com a segurança, com a saúde e também com aquela pessoa que precisa pegar o transporte, que tem de esperar nos pontos de ônibus, sob risco de ser assaltada”, emendou a petista.

No último bloco de perguntas, quando o tema sorteado foi saúde, Gilvan Júnior escolheu Zacarias para responder, mas antes aproveitou para alfinetar os adversários. “Antes da minha pergunta, só queria dizer que alguns candidatos vêm aqui só para me atacar. Enfim, Zacarias, no nosso governo instalamos o Poupatempo da Saúde, vamos entregar o Hospital da Vila Luzita… E o que o senhor pretende fazer?”, questionou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes