Diadema tem registrado denúncias relacionadas aos veículos no pátio, com mensagens desconhecidas exigindo valores para a liberação dos automóveis e descontos para pagamento via Pix. Em entrevista ao RDtv, o secretário adjunto da Secretaria de Mobilidade e Transportes de Diadema, Daniel Viana, destaca a importância de se prevenir e estar atento a esse tipo de caso. Em apenas uma semana, o município identificou quatro tentativas de golpes envolvendo proprietários de veículos apreendidos.
Atualmente, o pátio municipal de Diadema abriga cerca de 1.100 veículos apreendidos e/ou abandonados. “Pelo que apuramos, os golpistas não escolhem os carros com base em características específicas, mas geralmente oferecem condições que nem mesmo a Prefeitura proporciona para a retirada dos veículos do pátio”, explica Viana. Além disso, ele esclarece que os golpistas utilizam o logotipo do Detran-SP para realizar as transações, embora o pátio não seja conveniado com o órgão.
“Como esses casos nunca ocorreram em nossa cidade, acionamos a Polícia Civil para investigar possíveis golpes e identificar os responsáveis que estão prejudicando a população”, afirma Viana.
Geralmente, os veículos são levados ao pátio devido a licenciamento ou CNH vencidos. Para recuperar um veículo, a Prefeitura de Diadema possui um sistema integrado que gerencia toda a burocracia, incluindo o pagamento das taxas de estadia e remoção. Quando o proprietário realiza o procedimento, é gerado um QR code único que deve ser apresentado no pátio para a retirada do carro.
Para combater essas atividades fraudulentas, a Secretaria de Mobilidade e Transportes de Diadema acionou o Departamento de Comunicação para emitir alertas sobre os golpes. “Essas mensagens são falsas, pois a empresa responsável pelo recolhimento dos veículos não envia notificações dessa forma”, reforça Viana.
Apesar dos casos de golpes, Viana menciona o retorno dos leilões de pelo menos 250 veículos do pátio de Diadema, uma iniciativa que está sendo estudada junto à Secretaria. Os veículos serão leiloados caso seus proprietários não regularizem os débitos em aberto dentro de 60 dias.
Liberação do veículo – Para liberar o veículo o proprietário liga para o (11) 4210-6129 ou comparece no pátio das 8h às 17h para confirmar se o veículo lá se encontra, além de contar com o site da Prefeitura que realiza a solicitação. O pátio fica na avenida Fagundes de Oliveira, 1.400, em Piraporinha, com acesso pela avenida Marginal dos Couros.