O forte calor deve predominar ao longo desta semana na cidade de São Paulo, assim como a baixa umidade do ar. A temperatura máxima deve se manter acima de 30ºC pelo menos até sábado, 14. Já o tempo seco pode dar uma leve trégua somente na próxima segunda-feira, 16, com a possibilidade de chuva na capital paulista.
Esta segunda-feira, 9, amanheceu com sol entre poucas nuvens e com temperatura em gradual elevação. Conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, os índices de umidade do ar devem atingir valores próximos aos 20% durante o período mais quente do dia.
No domingo, 8, foi registrado novo recorde de maior temperatura média máxima do inverno e também a maior máxima absoluta, desde que começou a estação em 20 de junho. “Os termômetros das estações meteorológicas automáticas do CGE registraram média de 33,9°C, sendo que a máxima absoluta ocorreu na Freguesia do Ó, zona norte da capital, com 35,2°C”, disse o órgão municipal.
Segundo o CGE, ainda dentro do inverno, anterior a esses dados, a média máxima aferida ocorreu no dia 7 setembro, com 32,7°C, e a máxima absoluta foi de 33,9°C no dia 19 de agosto, na Mooca, zona leste da cidade.
Na terça-feira, 10, o cenário de calor e tempo deve permanecer. A expectativa para o dia é de umidade do ar em torno dos 21%.
Conforme a Meteoblue, a máxima deve se manter acima dos 30ºC até sábado. No domingo, 15, a temperatura deve variar entre 17ºC e 24ºC. Na segunda-feira que vem, a temperatura deve se manter na casa dos 20ºC, com possibilidade de chuva ao longo do dia. A partir de terça-feira, 17, os termômetros voltam a subir novamente.
Veja a previsão para os próximos dias:
– Segunda-feira: entre 16ºC e 31ºC;
– Terça-feira: entre 17ºC e 32ºC;
– Quarta-feira: entre 21ºC e 33ºC;
– Quinta-feira: entre 20ºC e 33ºC;
– Sexta-feira: entre 20ºC e 34ºC;
– Sábado: entre 18ºC e 32ºC;
– Domingo: entre 17ºC e 24ºC.
Veja as principais recomendações:
– Mantenha-se bem hidratado;
– Proteja-se do sol;
– Mantenha ambientes internos úmidos com o uso de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
– Evite exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas.
– Atenção deve ser redobrada com crianças, idosos e animais;
– Além disso, a baixa umidade favorece a propagação de queimadas e incêndios florestais.