Aos 22 anos, Ana Laura Alvarez, professora, atriz no Coletivo Rubra, estudante de letras e poeta, “alcança as copas” com seus poemas. “Quando se tem medo das raízes jamais se alcança as copas”, é um livro abraço, como a autora costuma dizer, onde a poesia “te fará reflorescer”. Seu livro de estreia é fruto de uma vivência literária que começou na adolescência e que ganhou corpo através de um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, na área de literatura, em Mauá.
A autora explora intensamente recursos linguísticos disponíveis para a criação literária, como sinestesia, metáforas, comparações e aliterações que, juntas, compõe versos livres e, em sua maioria, sem utilização de rimas, que geram forte impacto poético. Desta forma, produz imagens associadas à natureza para, ironicamente, falar de situações desencadeadas pela vivência hostil do meio urbano e dos ambientes intrínsecos a ele. A obra explora, ainda, temas como saúde mental, amor e desamor, feminismo e ancestralidade.
A invocação do céu, das estrelas, do sol, da lua, dos planetas, dos insetos, das árvores, das flores, das raízes e das folhas, são elementos que permeiam toda a composição literária e visual da obra, já que o livro é repleto de ilustrações também criadas por Ana Laura. O lançamento do livro ocorrerá no dia 15 de setembro, às 14 horas, no Teatro Municipal de Mauá (rua Nadir Alves, Nº353 – Vila Noemia). Neste encontro, a autora distribuirá, gratuitamente, cerca de 200 exemplares da obra, além de realizar intervenções artísticas e um bate-papo com convidados.