O candidato a prefeito de Diadema, Takaharu Yamauchi (PMD) foi agredido com um tiro de airsoft quando estava em um ato político no bairro do Parque Real, por volta das 10h da manhã desta sexta-feira (06/09). O prefeiturável teve um ferimento leve no braço esquerdo e não precisou de atendimento médico. A situação virou caso de polícia.
O caso aconteceu na esquina da rua Antonieta Mercedes Campanha, no Parque Real. Taka estava sobre um carro de som e discursava ao microfone ao lado do ex-vereador Luiz Paulo e discursava quando sente o impacto de algo que se chocou contra seu braço esquerdo. Em suas declarações à polícia, Taka disse que inicialmente pensou ter sido atingido por algum objeto. E disse ainda que “ouviu barulhos de rajadas de tiros disse ainda ter percebido uma luz vermelha passar pelo seu corpo”.
Uma testemunha afirmou ter visto um homem de cerca de 1,80 metro e forte que entrou em uma das residências das imediações após o disparo. Essa testemunha afirmou ter visto objeto semelhante a um fuzil, mais tarde a mesma testemunha admitiu que o que ele viu poderia ser uma arma de airsoft e que o ferimento no braço esquerdo do candidato seria compatível com esse tipo de arma. Taka suspendeu a atividade de campanha.
O autor do disparo não foi identificado e o caso foi registrado pelo 1° Distrito Policial de Diadema. O delegado Nelson Caneloi Júnior informou que não foi um disparo de arma de fogo que atingiu o candidato e que ele foi ferido mesmo por disparo de arma de airsoft. Esse equipamento é um tipo de arma usada para tiro esportivo sem grande potencial para causar ferimentos graves. De acordo com o delegado o caso será investigado pelo SIG (Setor de Investigações Gerais) da Delegacia Seccional de Diadema. O caso foi registrado como lesão corporal e como impedimento ao exercício da propaganda eleitoral, que está previsto no artigo 332 do Código Eleitoral. Foi solicitado exame de corpo de delito que Taka fez no início da tarde e foi liberado.
Taka tem 46 anos, é empresário e morador do bairro Casa Grande, na cidade. Ele e o atual prefeito José de Filippi Júnior (PT) protagonizam as eleições e disputam nas pesquisas as primeiras colocações.
Em sua rede social, algumas horas depois do ocorrido, Taka falou sobre o assunto e sugeriu que o ataque partira de adversários políticos. “Já não bastava nossos adversários fazerem uma campanha baixa e suja, difamando e contando mentiras agora eles passaram dos limites legais e da democracia. Bastou nões estarmos liderando em todas as pesquisas que vieram com covardia. Fui atingido por disparo que me feriu. Esse tipo de violência não pode ficar impune. Eu quero levar as nossas propostas para uma cidade digna, para uma cidade onde se tenha respeito e por parte dessa turma do mal, dessa turma que só sabe agir com violência e contar mentiras, essa é a nossa indignação”
Veja vídeo do momento em que o candidato é atingido: