A Enel Distribuição São Paulo realizou um simulado de atendimento aos clientes da região metropolitana durante emergência climática, nesta quarta (4/9) e quinta-feira (5/9), em parceria com a Defesa Civil, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Metrô e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O objetivo é garantir a agilidade no restabelecimento do fornecimento de energia durante tempestades e alagamentos, assim como apoiar o trabalho dos outros órgãos na resposta de desastres climáticos.
O treinamento alternou medidas reais no atendimento de crises, como transporte de geradores para hospitais sem energia e a retirada de árvores caídas na rede elétrica, com ações internas como mobilização de técnicos e recursos. Mais de 100 pessoas participaram nas unidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Investimentos na melhoria da qualidade dos serviços prestados
Até 2026, a Enel vai investir em todo o País cerca de R$ 20 bilhões, sendo 80% nas áreas de concessão de suas distribuidoras no Rio, em São Paulo e no Ceará. Apenas em São Paulo, onde a companhia atende a 24 municípios da Região Metropolitana, serão R$ 6,2 bilhões, um aumento de 45% em relação à média anual realizada nos anos anteriores.
A Enel trabalha com várias frentes em seu plano de contingenciamento e atendimento a emergências: ampliação da automação da rede; duplicação do total de podas de árvores próximas à fiação elétrica, em relação ao executado no ano passado; aumento de equipe própria em campo, com a contratação de 1,2 mil novos profissionais até março de 2025, entre outras ações.