A sétima edição do Festival de Fotografia de Paranapiacaba acontece entre 5 e 8 de setembro (quinta-feira a domingo) nas dependências do Cine Lyra, reinaugurado em julho deste ano, em Santo André. Com direção do curador João Kucsár, 14 expositores fotográficos participação do evento, transformando a vila inglesa em um museu ao ar livre.
Neste ano, a novidade será a inclusão de 20 projeções audiovisuais em parceria com a Prefeitura. Cinco programas da Casa do Olhar Luiz Sacilotto foram selecionados: Peixes, Bufalas & Urubus (5 minutos), de Malu Teodoro, de Porto Velho/RO; Ensaio sobre branquitude (3 minutos) e Ficamos por aqui (27 minutos), de Joana Waldorf, do Rio de Janeiro; Trenodia para as vítimas do imperativo (20 minutos), de Henrique Vaz, de São Paulo; O peso da Terra (16 minutos), de Alexandre Silveira, de Campinas; Janelas (24 minutos), de Alan Oju, de Santo André.
Assim como na edição passada, o evento se destaca com uma programação multicultural, que inclui diversas atividades, entre exposições, lançamentos de livros, mostra de filmes, projeções noturnas, expedições fotográficas, oficinas e palestras.
A programação contempla pessoas de todas as faixas etárias. Jovens interessados em tecnologia aprenderão técnicas de estúdio fotográfico e câmera escura. Além disso, mais de 20 fotolivros serão lançados no sábado (07/09), das 16h às 18h.
O Festival de Fotografia trará também fotógrafos consagrados como Julia Germain com “Sala de Aula”, Eustáquio Neves e a reflexão sobre o racismo, Mandy Barker e o “Oceano Alterado”, e Ana Carolina Fernandes com “Os veios abertos da Baía de Guanabara”.
A programação completa está disponível no site https://www.ffparanapiacaba.com.br/.