Nesta quarta-feira (04/09), o Teatro Municipal de Santo André Maestro Flavio Florence, localizado na praça IV Centenário, s/n, no Centro, recebe o espetáculo Quilombo MemÓRIa, em apresentação gratuita, às 20h. O espetáculo, de autoria de André Santos, estreou em 2023 e rendeu a seu autor uma indicação ao prêmio Shell na categoria Melhor Dramaturgia.
No texto, João, interpretado por André Santos, é um advogado que carrega as memórias de muitos momentos com a sua avó, Dona Glória (Miriam Limma), que sofre de Alzheimer e se encontra em risco durante a pandemia do covid-19. Querendo resgatar sua avó e, com isso, resgatar suas tradições mais ancestrais, ele a leva consigo para que essas recordações e histórias não se percam.
Dirigida por Eduardo Silva, a peça trata essencialmente da questão da ancestralidade a partir de um pilar importante da cultura africana: a oralidade. Por milhares e milhares de anos, povos do continente africano têm transmitido saberes por meio da fala, já que grande parte dos povos são ágrafos – que não utilizam escrita e se baseiam na transmissão oral de suas histórias.
O nome do espetáculo faz, portanto, a conexão entre a palavra Quilombo, que pode ter vários significados além de esconderijo, como agrupamento, aldeia, refúgio e recanto, com ORI, um termo Yorubá que significa: a mente, a cabeça, a inteligência, a alma orgânica, a essência real do ser, uma intuição espiritual e destino.
O espetáculo é escrito, dirigido e interpretado por atores negros, que se propõem a criar uma narrativa fantástica que resvala em fundamentos do movimento afrofuturista. Vale ainda dizer que as principais funções criativas do projeto também são exercidas por artistas negros.
A produção é da LS Gestão e Comunicação Cultural e a realização é do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia e Indústrias Criativas, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo.
A duração do espetáculo é de 70 minutos, com classificação indicativa de 12 anos e com acessibilidades: programa em Braille e fonte ampliada, interpretação em Libras e cartilha atípica.