Foram registradas 18.988 ocorrências de furtos e roubos de motocicletas e motonetas, no estado de São Paulo no primeiro semestre de 2024. Os dados são do Boletim Tracker/Fecap realizado pelo Centro de Estudos em Economia do Crime da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap).
O número total de ocorrências (furtos e roubos) aumentou levemente, 0,56%, de 18.882, em 2023, para 18.988, em 2024. Na categoria de Motocicletas, houve um aumento de 4,64% nos furtos, subindo de 11.777 ocorrências em 2023 para 12.323 em 2024. Os roubos diminuíram 5,87%, caindo de 6.286 ocorrências em 2023 para 5.917 em 2024. Na categoria de Motonetas, os furtos aumentaram 1,34%, subindo de 517 ocorrências em 2023 para 484 em 2024. Por outro lado, os roubos diminuíram 12,58%, caindo de 302 ocorrências em 2023 para 264 em 2024.
Para o coordenador do Comando de Operações do Grupo Tracker, Vitor Corrêa, as tecnologias de rastreamento têm uma participação significativa na redução da frequência de roubos e furtos.
Depois da capital paulista, as cidades de Campinas, Osasco e Guarulhos – com 647, 608 e 586 ocorrências, respectivamente – mostram números significativos de ocorrências, que refletem sua extensão urbana e o volume de veículos. Cidades como São Bernardo, Sorocaba, Santo André, Santos, Carapicuíba e Diadema completam o Top 10, com números menores em comparação com São Paulo, mas ainda consideráveis, destacando a presença de atividades criminais relacionadas a veículos em importantes centros urbanos.
Segundo o professor da Fecap e coordenador do estudo, Erivaldo Vieira, há uma clara correlação entre o tamanho da população e o número de ocorrências. “Cidades maiores oferecem mais oportunidades tanto para a ocorrência de crimes quanto para o mercado subsequente de veículos e peças roubadas”, explica o docente.
Marcas e modelos mais visados pelos criminosos
Os modelos da Honda, especialmente a série CG 160 (FAN, Titan e Start), dominam a lista dos mais visados. Modelos como a Yamaha FZ25 Fazer e XTZ250 Lander também figuram entre os mais afetados, indicando uma tendência de vulnerabilidade que acompanha sua popularidade e presença no mercado.
Isso reflete não apenas a popularidade desses modelos, mas também o tamanho de suas frotas no estado de São Paulo. Uma maior frota circulante tende a aumentar a probabilidade de furtos e roubos desses veículos, uma vez que são mais acessíveis e numerosos.
Na avaliação de Vieira, muitas das motocicletas roubadas são desmontadas para a venda de peças no mercado paralelo. A alta demanda por peças de reposição, especialmente para modelos com grandes frotas, estimula esse tipo de crime. “Em grandes cidades onde o trânsito é intenso, as motos se consolidaram como meio ágil de transporte atendendo diversos mercados, como o delivery, além do uso próprio para locomoção. Isso impacta diretamente no aumento da demanda por motocicletas e peças de manutenção que, infelizmente, muitas vezes são supridas pelo mercado paralelo”, completa Vieira.
Modelos mais visados
Devido a erros de classificação no momento do registro do boletim de ocorrência, alguns modelos foram erroneamente categorizados. Optamos por manter a classificação original para que as informações estejam alinhadas com as fornecidas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas é importante destacar que a Honda/CG Fan é classificada como motocicleta, enquanto a Honda/PCX e a Honda/Elite 125 são classificadas como motonetas, especificamente na categoria Scooter.
Motocicletas com 500 cilindradas+ com mais de 10 ocorrências no 1º semestre
Quando se trata de motocicletas com 500 cilindradas ou mais e com mais de 10 ocorrências no primeiro semestre, foram registrados 578 eventos para os 16 modelos listados, em 2024. Já em 2023, houve um total de 655 ocorrências envolvendo os mesmos modelos até a décima sexta posição, evidenciando uma redução de 11,8% no total de ocorrências ano a ano. O número total de modelos com mais de 10 ocorrências no primeiro semestre de 2024 foi significativamente menor. Em 2023, havia 33 modelos afetados, enquanto, em 2024, esse número caiu para 16, indicando uma redução de 51,5% no número de modelos frequentemente visados.
Os modelos Honda/CB 500X e Honda/CB 500F continuam sendo altamente visados em ambos os anos, com uma leve variação nos números de ocorrências. O modelo Honda/CB600F Hornet apresentou uma redução considerável, de 78 ocorrências em 2023 para 53 em 2024, refletindo uma diminuição de 32,1%. Os modelos BMW/G650 GS e Yamaha/XT 660R também mostraram variações, com o BMW/G650 GS mantendo-se estável e o Yamaha/XT 660R experimentando uma redução nas ocorrências.