Mauá inaugurou, neste sábado (31/08), o novo prédio da Escola Municipal Profª Maria Wanny Soares Cruz. A partir de segunda-feira (02/9), os alunos frequentarão as aulas neste novo espaço e deixarão o espaço provisório, que era alugado, na rua Caetano Scila. Excepcionalmente nesta segunda-feira, as aulas iniciarão às 8h.
O novo prédio tem mais de 2.000 m² de área construída, e capacidade para receber 450 estudantes, aumentando em pelo menos 150 as vagas disponíveis na unidade. A edificação moderna conta com três andares e foi projetada seguindo normas e padrões de acessibilidade, incluindo elevadores. Entre as melhorias, a escola conta com 16 salas de aula, além de espaços para atividades e uma quadra poliesportiva coberta.
A Profª Maria Wanny Soares da Cruz nasceu em Sorocaba, no dia 11 de dezembro de 1937. Mudou-se para Mauá em 1964, primeiro na Vila Vitória e depois na Vila Bocaina. Foi casada com Antônio Ferreira Cruz, com quem teve dois filhos Celso Antônio e José Antônio. Lecionou em uma escola conhecida como “isolada”, no Jardim Itapeva, que era subordinada ao Grupo Escola Visconde de Mauá. A Profª Maria Wanny deu aulas ainda na EE Profª Odila Bento Mirarchi e EE Walt Disney, onde se aposentou em 1984.
No mesmo ano, tornou-se uma das pioneiras na educação inclusiva de Mauá, quando trabalhou na EE João Paulo II, para se dedicar aos alunos surdos. Em 1990, se afastou do magistério e, por nove anos, ajudou na estruturação da Apasma (Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Mauá). Maria Wanny faleceu em 21 de janeiro de 2008.