Na manhã deste sábado (31/08) pais e responsáveis por alunos da Escola Estadual Poetisa Cora Coralina, em Rio Grande da Serra, realizam um ato de protesto em frente ao colégio contra o encerramento de três salas de aula do Ensino Médio no período noturno. Com a mudança, que deve impactar diretamente cerca de 80 alunos, os estudantes que optarem por continuar estudando à noite terão que ir para escola em outro bairro.
A Seduc (Secretaria de Educação do Estado) disse que a mudança atende a uma demanda da comunidade escolar e nega prejuízo aos alunos. “A Diretoria de Ensino de Mauá informa que não houve fechamento de salas na E.E. Poetisa Cora Coralina. O que ocorrerá a partir de 2025 é uma readequação das turmas, atendendo a uma demanda da comunidade escolar para a oferta de Ensino Médio diurno na região. A transição do Ensino Médio noturno para o Ensino Médio diurno será realizada gradualmente, começando em 2025 e finalizando em 2027, sem prejuízo para nenhum dos estudantes matriculados na unidade”, diz nota da secretaria.
Ocorre que os alunos que estão terminando este ano o Ensino Fundamental II já não vão encontrar vagas para o Médio noturno na escola. “Sabemos que muitos alunos que trabalham ou fazem algum curso, portanto precisam estudar à noite. Muitos pais não têm condições de se locomover para levar os filhos para outra escola”, disse uma mãe, em rede social e aproveitando para convocar a comunidade escolar para o ato neste sábado.
A professora aposentada Isabel Cristina Ferro tem uma ligação muito forte com a comunidade escolar e com o próprio colégio. “Me aposentei no Cora depois de trabalhar lá 23 anos e sou moradora da comunidade. Nós lutamos muito para que tivéssemos o Ensino Médio no noturno, porque antes nossas crianças terminavam a oitava série e iam para outro bairro, no Santa Tereza. Foi com muito custo, muito trabalho que nós professores e comunidade conseguimos trazer o Ensino Médio para a escola e agora eu acho um absurdo não ter mais. As condições são complicadas porque tem muita gente que já mora muito distante da escola, passa no meio de trilhas e a condução para outros bairros, mesmo pagando, é complicada e demorada. O ideal é que pudéssemos contar com o Ensino Médio noturno no Cora mesmo. Não estou mais na ativa, mas tenho um carinho muito grande pela escola, pelos colegas”.
“Não entendo porque fechar salas. Quem termina esse ano, o nono ano, automaticamente vai estar em outra escola no ano que vem. Não entendo porque superlotar uma escola se temos o Cora aqui e sempre tivemos salas muito lotadas com mais de 35 alunos. Então não é falta de aluno. Tem que deixar o curso acontecer porque é um direito da comunidade. Só precisa melhorar a segurança que é mesmo uma necessidade do bairro onde também falta muita energia elétrica”, comenta a professora Isabel.
A EE Poetisa Cora Coralina fica na Estrada do Rio Pequeno, 1.147 no Parque América. Os alunos que quiserem ingressar no Ensino Médio do período noturno terão a opção de escola em outro bairro, no bairro Santa Tereza. A Seduc foi indagada sobre o transporte escolar para levar os estudantes para uma escola mais longe, mas sobre esta questão não houve resposta.