Em 2024, o Coletivo Menelão de Teatro comemora dez anos de história. E para celebrar a data, o grupo do ABC preparou uma grande temporada com apresentações nas setes cidades e também na capital.
Neste sábado (31/08), às 15h, com entrada gratuita, o grupo apresenta o espetáculo “Pão e Circo” no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, que fica na rua Senador Fláquer, 110, no Centro, em Santo André. A apresentação contará com tradução em Libras.
No domingo (01/09), às 15h, com entrada gratuita, o espetáculo “Pão e Circo” será apresentado na Vila do Doce, que fica na rua Boa Vista, s/n, Centro, em Ribeirão Pires.
“Pão e Circo” é uma peça de teatro de rua que conta a breve trajetória de vida de Washington, um jovem aprendiz vendedor de jornais. Em seu primeiro trabalho, ele descobre as tantas crueldades do sistema quando conhece a viúva Carneiro Leal, que acaba de ser despedida e despejada da padaria em que trabalhou durante anos para o padeiro Senhor Manuel.
Inspirado no texto “A Padaria” de Bertolt Brecht, o espetáculo “Pão e Circo” transita pelo universo circense, popular e farsesco, interagindo e divertindo o público de todas as idades.
Utilizando máscaras expressivas, este espetáculo de teatro popular une circo e música em um cenário feito com andaimes e uma estrutura que alcança quase cinco metros de altura.
As ações fazem parte do projeto “Coletivo Menelão – 10 anos de insistência no ABC Paulista”, contemplado no edital de Difusão Cultural da Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com o qual o grupo celebra dez anos e compartilha suas reflexões sobre a produção teatral feita nas bordas da capital, entre as proximidades e distâncias da cena teatral de São Paulo.
Com o projeto, o grupo fará uma mostra de repertório itinerante que percorrerá as sete cidades do Grande ABC e a cidade de São Paulo. Haverá também apresentações acessíveis, que contarão com tradução em Libras e Audiodescrição, e duas rodas de conversa compostas por convidados da cena teatral do ABC Paulista e da Capital, que discutirão a produção do teatro de grupo nas bordas e periferias de São Paulo. Além disso, haverá uma leitura dramática feita a partir do primeiro espetáculo do grupo, “Tá Rindo do Quê?”, de 2012.
“São dez anos em que não conseguimos fugir de temas que nos capturam todos os dias: o trabalho e o deslocamento. Este projeto é uma travessia poética, estética e política que reflete o sentimento que permeia este grupo do ABC ao longo desta trajetória fazendo e sonhando com um teatro que possa existir e resistir longe dos grandes centros, que almeja existir em outras cenas, além daquela que já é estabelecida na cidade de São Paulo. Um teatro que viaja diariamente pela linha 10-turquesa da CPTM, pelas linhas intermunicipais. Por isso, nossa festa de aniversário de uma década quer passar por todos esses lugares, celebrar os laços já criados e gerar novos encontros, para que possamos planejar os próximos dez anos!”, comenta o Coletivo Menelão.
A equipe criativa do Coletivo Menelão é formada pelo quarteto Caroline Varani, Denise Hyginio, Mica Matos e Raffael Santos, todos artistas residentes no ABC paulista, mas conta com uma equipe de mais de vinte pessoas que colaboram em seus espetáculos, tanto no trabalho artístico quanto técnico.
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Gênero: Teatro de Rua