O RD segue com a série de reportagens sobre os planos de governo das 33 chapas que buscam o comando das sete cidades. A décima terceira reportagem é sobre o plano instituído pelo prefeito de Ribeirão Pires e candidato a reeleição, Guto Volpi (PL). No documento protocolado junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o prefeiturável fala sobre a necessidade de manter a continuidade dos investimentos e obras, além da ampliação das ações para melhorar a máquina pública.
“As propostas aqui apresentadas são frutos da constatação efetuada e das opiniões coletadas através de diálogos nos diversos seguimentos da sociedade ribeirão-pirense. O Plano de Governo não é um programa fechado, mas um programa em constante construção onde os anseios da sociedade são seu principal combustível”, disse Guto na apresentação deste documento.
Na área da Saúde, Guto Volpi promete a entrega da primeira etapa do Hospital São Lucas – Unidade II, com a área de clínica geral e garantindo o funcionamento de 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Outras duas obras são prometidas para entrega, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Jardim Serrano e da Vila Suely.
Também prometeu a continuidade do funcionamento de diversos equipamentos como: Centro de Especialidades Médicas, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Centro de Especialidades Oftalmológicas, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Infantil, os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e o CAPS Infantil.
Na Educação, o atual prefeito afirmou que vai ampliar o número de vagas em creche, na busca pela universalização. Assim como na Saúde, seguiu a linha de garantir a continuidade dos programas de atualização dos professores e de ações para os alunos. Além disso, prometeu desenvolver um programa de segurança para que junto aos totens de videomonitoramento possa ser feita a segurança em todas as escolas do município.
Volpi também promete a entrega das obras da Pinacoteca Municipal e a continuidade das ações da área cultural, além da política de preservação do patrimônio histórico e cultural.
Sobre a Habitação, o candidato visa ampliar o programa de regularização fundiária para atender mais 800 famílias. Quer priorizar a Regularização de Interesse Social (Reurb-S), modalidade que é aplicável em núcleos urbanos informais ocupados por famílias de baixa renda.
O atual prefeito promete manter as tratativas com o Governo do Estado para conquistar a obra de uma alça de acesso do Rodoanel ao Município. Também quer garantir a continuidade das obras como do Viaduto Estaiado, do Hospital São Lucas – Unidade II, Mirante Santo Antônio e do Centro Esportivo Valentino Redivo.
Guto também propõe a reforma do térreo do Paço Municipal, pois considera que esse investimento pode centralizar e otimizar os serviços, além de reduzir o custo da máquina pública. E sobre o Turismo, além da continuidade dos eventos estabelecidos no calendário da cidade, o prefeiturável quer entregar novos totens turísticos, ampliar a integração do patrimônio cultural aos pontos turísticos e promover projetos que possam instituir novos pontos turísticos, entre eles, novos mirantes e o morro de esportes radicais.
Confira abaixo o plano de governo do candidato a prefeito em Ribeirão Pires, Guto Volpi: