Uma longa jornada de superação chegou ao fim neste mês de agosto para o pequeno Cleverton Vieira Santos, de um ano e sete meses. A criança recebeu alta pela primeira vez da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, onde esteve internado desde que nasceu em janeiro de 2023.
O paciente nasceu com quadro de anóxia neonatal grave, causada pela falta de oxigenação no cérebro. Desde então, enfrentou inúmeras complicações e lutou bravamente pela vida até finalmente ir para casa junto à família. Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a Fundação do ABC é responsável pela gestão de 10 leitos da UTI Pediátrica da unidade e 40 da UTI Adulto.
Respirando sem o apoio de ventilação mecânica, o pequeno paciente se alimenta por gastrostomia e seguirá com o processo de reabilitação em casa, no município vizinho de Praia Grande. Ao todo, foram 591 dias de internação, sendo 118 na UTI Neonatal. A mãe, Josefina Vieira dos Santos, 38 anos, teve um descolamento de placenta prematuro na gestação.
Por isso, ao nascer, Cleverton recebeu reanimação neonatal durante 25 minutos, o que o fez depender de ventilação mecânica durante quase todo o período de internação em razão do grave comprometimento pulmonar. Teve infecções, crises convulsivas, contraiu Covid-19 e chegou a ter índice de saturação de oxigênio no sangue de apenas 43%, quando o parâmetro normal é entre 95% a 100%. Contudo, todas as batalhas só alimentaram a fé e a esperança da mãe, que nunca desistiu que dias melhores viriam. Cleverton nasceu com 1,6 kg e recebeu alta no dia 23 de agosto de 2024 pesando 8 kg.
Todo o preparo para a rotina domiciliar foi orientado pela equipe assistencial da UTI Pediátrica do Hospital Guilherme Álvaro, que também mobilizou funcionários e conseguiu diversas doações, como berço, fraldas, aparelho televisor, brinquedos, além de uma quantia em dinheiro para medicação e alimentação. A despedida do hospital deixa saudades nas equipes que tanto se dedicaram diariamente para oferecer o melhor suporte assistencial ao bebê.
Também emocionada, a coordenadora de enfermagem da UTI Pediátrica, Ellen Karina dos Santos, foi a responsável por ler o discurso de homenagem e agradecimento antes da tão aguardada saída do hospital. A celebração da alta tornou-se um evento e reuniu dezenas de funcionários.