O RD segue com a série de reportagens sobre os planos de governo dos prefeituráveis da região. A sexta matéria traz as promessas de campanha do candidato a prefeito em Ribeirão Pires, Gabriel Roncon (PP). Diferente de outros prefeituráveis já analisados, Roncon foi direto e iniciou o documento protocolado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com sete promessas. A primeira é o fim da taxa do lixo.
A limpeza pública deve ser paga pela municipalidade, pois você cidadão, já paga seus impostos. Defendemos o fim da Taxa do Lixo para garantir justiça e eficiência nos serviços sem custos adicionais”, diz o candidato que não especificou de qual local sairia a verba para subsidiar o tributo.
A segunda promessa é lutar para a construção de uma alça do Rodoanel, algo considerado estratégico para a economia da Estância Turística. A terceira promessa é a busca por maior segurança na rodovia Índio Tibiriçá. As principais reclamações são sobre a falta de iluminação e rotatórias.
A quarta promessa é o compromisso em não interromper obras que já ocorrem. A quinta promessa é dar maior eficiência ao transporte público. A sexta promessa é estender os horários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Unidades de Saúde da Família (USFs), o que o candidato considera como fundamental para atender as pessoas que precisam de exames e consultas e não conseguem buscar o atendimento no atual horário.
A sétima ação prometida é na área de Segurança, com a instalação de bases da Guarda Civil Municipal e o monitoramento de áreas afastadas da cidade.
A partir deste ponto o plano de governo de Gabriel Roncon passa a ser dividido em quatro eixos. O primeiro é sobre “Gestão Democrática, Participativa, Transparente e Eficiente”. Neste caso, o prefeiturável promete democratizar processos de transparência, participação e acesso à informação, inclusive em debates como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o próprio orçamento. E também promete a valorização do servidor.
O segundo eixo é denominado como “Cidade com Qualidade Urbana e Ambiental”. Roncon promete criar uma política pública para revisar a política habitacional da cidade, ampliando as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS). Também quer revisar as leis municipais sobre planejamento urbano e as regras sobre a criação de condomínios e empreendimentos residenciais e comerciais. Promete fortalecer o Conselho Municipal de Meio Ambiente, elaborar o Plano Municipal de Eliminação de Áreas de Risco e estruturar o Conselho Municipal de Defesa Civil.
O eixo três é o “Garantia de Direitos”. Na Educação, promete implantar a Lei do Piso Salarial (11.738/08), criar um programa de formação continuada. Garantir acessibilidade nas escolas da rede municipal. Também fala em incluir a obrigatoriedade das temáticas de História e Cultura Afrobrasileira, e História e Cultura Indígena.
Na Saúde promete concluir a obra do Hospital Santa Luzia, implantar o Programa de Saúde do Escolar, ampliar o atendimento dos Agentes Comunitários de Saúde, oferecer orientação para adolescentes, jovens em casos de gravidez precoce e criar um programa de acompanhamento para jovens usuários de drogas.
O eixo quatro é o de “Desenvolvimento Sustentável Gerando Emprego e Renda”. Gabriel Roncon defende a atração de uma indústria renovada para o município, “compromissada com a sustentabilidade e que dinamize o setor de comércio e de serviços da cidade”. Também promete a criação da Sala do Empresário para ofertar cooperação e assessoria técnica, além de cursos que possam formar monitores ambientais e culturais.
Confira íntegra do plano de governo do candidato a prefeito de Ribeirão Pires, Gabriel Roncon: