Uma beleza natural, em meio à cidade, é o Parque Ecológico do Guapituba de Mauá, localizado próximo à estação Guapituba da CPTM, contando com um pedaço remanescente da Mata Atlântica. Desde 2021, o local recebe diversas melhorias e isso reflete no aumento da frequência. Apenas em 2023, a média mensal de visitantes mais do que dobrou, saltando de 3 mil para 6 mil pessoas.
Quem circula pelo local elogia as melhorias, com cerca de 98% de avaliações positivas, destacando a importância das ações da Prefeitura para tornar o parque um espaço mais agradável e cuidado para todos. A gestão instalou um novo playground e academia ao ar livre, reformou o deque, implantou o jardim medicinal, o objetivo, em breve, é fornecer mudas aos munícipes e novas lixeiras confeccionadas com paletes foram colocadas.
Outra atração do Parque do Guapituba é o Jardim das Abelhas, situado ao lado da casa amarela, perto da entrada do parque pela avenida Capitão João. Este espaço abriga cinco caixas de colmeias com abelhas nativas sem ferrão das espécies Jataí, Mandaçaia, Lambe-olhos e Bugia. As flores plantadas no local, incluindo azaleias, sampatiens, bromélias, margaridas, vedélias e begônias, foram escolhidas não apenas pela beleza, mas para fornecer alimento e matéria-prima para as abelhas. Bancos também foram instalados para que os visitantes possam relaxar e registrar fotos do belo cenário.
O objetivo do espaço é reforçar a importância das abelhas para o meio ambiente, pois os benefícios vão muito além da produção de mel, por exemplo, elas são essenciais na polinização que ajuda na manutenção das populações vegetais.