A Elea Digital, especializada no desenvolvimento de infraestrutura digital, anunciou a construção de uma mega unidade de data center em São Bernardo. Segundo a empresa, a escolha pelo município se dá pela localização estratégica e estrutura já existente.
A empresa projeta investir R$ 5 bilhões para aumentar sua capacidade de 5 para 100 MW em área onde funcionava a antiga unidade da HP no município. As instalações estão estrategicamente localizadas em locais para recepção de conexão de cabos submarinos, proposta que se alinha ao foco da Elea em oferecer soluções de infraestrutura de TI de alto desempenho.
O chefe do Executivo de São Bernardo, Orlando Morando, recebeu o CEO da Elea Digital, Alessandro Lombardi, e o CRO, Tito Costa, nesta quarta-feira (14/8), no Paço Municipal. O encontro foi acompanhado pelo secretário de Administração e Inovação do município, Kiko Teixeira, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Fernando Longo.
De acordo com Alessandro Lombardi, a empresa adiciona uma capacidade considerável à sua operação em São Paulo, que representa 80% da demanda de carga de TI do País. “São Bernardo tem um enorme potencial para ser a capital do data center do Brasil, pois a infraestrutura de energia usada na época em que foi referência na indústria automobilista hoje servirá para essa reindustrialização. Nossa indústria consome muita energia e São Bernardo já tem uma estrutura pronta para isso”, afirma.