Para o candidato a prefeito em Santo André, Eduardo Leite (PSB), a segurança pública será um tema central na futura campanha eleitoral, que começa no próximo final de semana. Mas em entrevista ao RDtv, na última terça-feira (13/08), o vereador apontou que outras pautas também serão vistas com atenção pelos eleitores, entre elas, a saúde.
“Bom, pelo que a gente vê, caminhando, ouvindo pelas ruas, durante esse período de elaboração e construção do nosso programa de governo colaborativo, segurança pública é o tema central. As pessoas perderam a liberdade. As pessoas têm medo de sair de casa, têm medo de andar na rua de dia. É um absurdo. As pessoas estão sendo assaltadas a caminho do trabalho. Quando vão buscar um filho na hora do almoço na escola, em plena luz do dia. Algo que há um tempo era impensável”, justifica.
“Apesar da segurança pública ser um tema extremamente importante, provavelmente o central, porque é o que eu escuto mais nas ruas, a saúde pública também é uma área sensível, porque a gente tem na saúde pública vários ciclos. Precisamos cuidar da saúde mental, precisamos cuidar da atenção básica, mas não podemos descuidar do pronto atendimento. As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) precisam funcionar, porque se a pessoa não tem um pronto atendimento eficiente na UPA, depois ela sobrecarrega o sistema. Então, quando um cidadão vai numa UPA e fica lá seis horas esperando, cinco horas esperando, isso, ela não pode de maneira alguma achar isso normal”, segue o prefeiturável.
Vice
Questionado sobre a matéria divulgada pelo jornal Diário do Grande ABC sobre a candidata a vice em sua chapa, Fabiana Marangoni (União Brasil), ter o domicílio eleitoral em Santo André, mas ser moradora de um edifício de alto padrão em São Bernardo, Eduardo considerou “estranha” a reportagem e negou que sua companheira de chapa tenha algum problema em relação as regras eleitorais.
“Primeiro, eu achei estranho o seguinte. No dia que a gente teve um desastre aéreo terrível, uma operação da Polícia Federal impactante, essa foi a capa do jornal. Eu já achei surreal. Mas, apesar dessa discrepância, eu acho que esse assunto está superado. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) homologou já o domicílio eleitoral da Fabiana Marangoni. É uma mulher que tem uma história com Santo André, tem empresa na cidade, trabalha em Santo André, os filhos estudam em Santo André, essa questão está superada, eu acho que é olhar para frente”, falou Eduardo.
A chapa de Eduardo Leite e Fabiana Marangoni apareceu oficialmente no sistema DivulgaCand, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), nesta terça-feira (13/08).