Nos dias 13, 14 e 15 de agosto (terça a quinta-feira), a Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) aplica as provas que selecionarão 500 estudantes para a 1ª edição do programa de intercâmbio “Prontos pro Mundo”, que leva estudantes em uma temporada de estudos em países de língua inglesa a partir de 2025. Em todo estado, são mais de 19 mil estudantes. No ABC, são 1.562 alunos.
A prova é destinada aos alunos da 1ª série do Ensino Médio que, desde março, participam de um curso intensivo de inglês oferecido pela Seduc-SP após pré-seleção com base no desempenho na edição 2023 do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). No total, 1.000 alunos da rede serão contemplados com o intercâmbio.
Cada escola tem autonomia para decidir os dias e horários de aplicação dos exames. As unidades podem, por exemplo, aplicar a prova nos dois primeiros dias e usar o terceiro para repescagem. Ou centralizar os exames em apenas um dia.
O exame é presencial e avalia quatro habilidades do conhecimento em língua inglesa: fala (speaking), leitura (reading), compreensão auditiva (listening) e escrita (writing), seguindo critérios de acordo com o nível de proficiência do estudante (básico, intermediário e avançado). Ao todo são 81 questões e o tempo de duração da prova é de 2h e 20 minutos.
Ao longo do teste, o aluno responde a itens que incluem, entre outros, construção de frases, ditado, leitura em voz alta, resumo e elaboração de artigo de opinião. A nota mínima para classificação é sete. Neste primeiro momento serão selecionados os 500 estudantes com melhores resultados. No fim do ano, uma nova avaliação escolhe mais 500 jovens.