Após semanas de incertezas criadas sobre seu entorno, o vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias (PL), reafirmou em entrevista ao RDtv, nesta quinta-feira (08/08), que nunca desistiu de ser pré-candidato a prefeito. O político lamentou a redução de sua base de apoio, mas considera que seu histórico o mantém na briga para a eleição de outubro. Com a candidatura homologada, Zacarias quer focar em propostas, principalmente na Segurança e na Saúde.
Zacarias se considera como vítima de um boato sobre uma possível desistência, principalmente após participar de um evento na entrega do Cine Lyra, em Paranapiacaba, em 20 de julho. O político afirmou que está seguro sobre o fato, pois não fez discursos, o que na visão de sua defesa não configura participação em evento público, algo proibido para pré-candidatos desde 6 de julho.
A questão que logo depois perdeu o apoio dos três partidos que estavam em sua base aliada desde março. O Republicanos migrou para a base de Gilvan Júnior (PSDB). O PP e o União Brasil declararam apoio para Eduardo Leite (PSB), inclusive com a indicação de Fabiana Marangoni (União Brasil) como vice na chapa do socialista.
“Lógico, na política tem muitas mudanças. Coisas que a gente imagina hoje, amanhã já é outra situação, assim por diante. São partidárias, principalmente, onde as negociações às vezes são tratadas não aqui no município, às vezes em Brasília, muitas das vezes discutindo partidos nas regiões, fazendo acordos”, diz Zacarias.
O prefeiturável aponta que tinha feito a maior parte da base de apoio das legendas. “Eu tinha no partido do PL acompanhado 97 pré-candidatos que queriam entrar no PL. Não consegui, porque eu não tinha 28. E acabei também ajudando a formar os demais partidos. O PP praticamente foi nós que montamos. Uma boa parte do republicano foi montada por mim. E algumas pessoas eu indiquei para a União Brasil. Quer dizer, nós conseguimos montar todas as chapas com algumas pessoas de fora ainda, como tive ficado no próprio PL”.
Segundo Zacarias, pré-candidatos a vereador ficaram chateados com as mudanças, principalmente os que acabaram parando na base de Eduardo Leite, pois uma das características dos apoiadores do vice-prefeito é o caminho ideológico à direita. Com o apoio para Leite, parte deste grupo apoiará um pré-candidato alinhado a centro-esquerda.
Futuro
Apenas com o PL, Luiz Zacarias aponta a necessidade de receber o apoio financeiro da legenda, a partir do fundo partidário, e considera que seu histórico vai ajudar na futura campanha. Outra aposta é no vice escolhido, o Capitão Lemos (PL). A ideia é fortalecer a área de Segurança, algo que em pesquisas feitas pela legenda foi apontado com um dos principais problemas do município.
Na Saúde, o vice-prefeito reclamou sobre o atendimento realizado pela SPDM, organização responsável pelos atendimentos de urgência e emergência na cidade. Questionado sobre a possibilidade de rescindir o contrato, Zacarias afirmou que pensa sobre o assunto.
O prefeiturável também quer a criação de duas subprefeituras, uma no segundo subdistrito e outro na Vila Luzita, assim tentando melhorar a comunicação das Prefeitura com os anseios destes dois locais.