O Consórcio Intermunicipal ABC apresentou nesta quinta-feira (08/08) os resultados do diagnóstico da Economia Solidária do ABC, fruto de uma parceria firmada entre o órgão que representa as prefeituras da região e a Unisol Brasil, central de cooperativas e empreendimentos solidários.
O projeto visa identificar os empreendimentos econômicos solidários e diagnosticar suas condições e possibilidades, além de fomentar iniciativas associativas, com foco na geração de trabalho e renda, que estimulem o envolvimento comunitário, a consciência coletiva e ambiental, efetivadas nas práticas produtivas, de comercialização e consumo, e de desenvolvimento econômico baseadas nos princípios de solidariedade, como maneira de promover a transformação sociocultural em prol de uma sociedade mais consciente, justa e igualitária.
Segundo o diagnóstico, foram identificadas no ABC cerca de 70 empreendimentos do tipo, sendo 29 em Santo André, 13 em São Bernardo, 12 em Diadema, dez em Mauá, três em Rio Grande da Serra, dois em Ribeirão Pires e um em São Caetano. As principais atividades destes empreendimentos são artesanato (18), alimentação e bebida (17), confecção, costura e bolsas (11), reciclagem (5), serviços de assessoria (5), educação cultura e oficinas (5), entre outras.
O estudo completo e o link para inscrição de novos EES (Empreendimentos Econômicos Solidários) no projeto estarão disponíveis no site do Consórcio ABC.