Alunos da escola estadual Mathias Roxo Nobre, que fica no bairro Batistini, em São Bernardo, precisam mudar de sala de aula se quiserem ter internet para acessar o conteúdo das plataformas de ensino. Ocorre que duas salas de aula do colégio estão fora do acesso da rede de wi-fi, porque o roteador foi removido durante uma reforma e não foi recolocado. A secretaria estadual de Educação diz que a situação é temporária e que os equipamentos logo serão reinstalados.
Pai de dois alunos do colégio, e que pediu para que seu nome não fosse revelado, disse ao RD que os estudantes das salas 12 e 13, precisam se deslocar para outras salas de aula se quiserem que seus aparelhos sintonizem a internet da escola para acessarem os conteúdos que são disponibilizados em plataformas digitais. “Vira uma bagunça, as salas ficam super cheias de gente, atrapalha tudo porque fica uma lotação danada”, comenta. Além disso, diz o pai de aluno, faltam televisores nas salas para a apresentação de slides.
Em nota a Secretaria de Educação admitiu o problema com a rede de internet, diz que isso foi causado por uma reforma e que o problema é temporário, porém não informou quando a situação será normalizada. “A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informa que, devido a uma reforma na sala de aula, os equipamentos que foram temporariamente desativados, serão reinstalados na próxima semana. A unidade de ensino conta com um contrato que garante o fornecimento dos equipamentos de Wi-Fi. Além disso, todas as salas de aula da unidade de ensino estão equipadas com televisores que estão funcionando normalmente. A Diretoria de Ensino de São Bernardo está à disposição para mais esclarecimentos à comunidade escolar”, diz o comunicado.