Este ano, a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina, Sesc Mesa Brasil, completa 30 anos de atuação no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Todos os dias, o programa coleta alimentos em empresas doadoras e os entrega a instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Para celebrar os resultados obtidos em três décadas e convidar o público a participar da ação contra a fome o Sesc São Paulo – local em que o programa iniciou em 1994 – realiza o Festival Sesc Mesa Brasil. Nos dias 10 e 11 de agosto, as unidades da capital, interior e litoral terão mais de 80 apresentações artísticas gratuitas, para adultos e crianças, além de abrir seus espaços para receber doações de alimentos não perecíveis. A programação completa pode ser conferida em: sescsp.org.br/festivalsescmesabrasil.
No Sesc Santo André (rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar), dia 10, a programação conta com o show de Juçara Marçal, que junto com Rodrigo Campos e Gui Amabis, trazem ao palco o álbum “Sambas do Absurdo – Volume 2”. Inspirado no cotidiano, este trabalho é um compilado da criatividade e da sensibilidade de Rodrigo, acompanhado pelo tom precioso e forte da voz de Juçara e os arranjos de Gui Amabis. O encontro das mentes e talentos do grupo transportam o público através de personagens, cenas e acontecimentos do dia a dia, utilizados como um valioso componente inovador para desenvolver o álbum.
No dia 11, o espetáculo Tupiliques, combina dança, teatro, percussão corporal e humor, refletindo a abordagem única da Cia. Repentistas do Corpo. Inspirado no livro de César Obeid, a apresentação destaca palavras indígenas Tupi em forma de limeriques – um poema curto que pode tratar de assuntos variados – com temas da natureza e cultura brasileira. O espetáculo lúdico e poético instiga a imaginação do público através de poemas que são cantados, dançados e falados, promovendo a valorização da cultura indígena e da língua, conectando o público com a herança cultural do Brasil.
Todas as ações que compõe o festival são gratuitas. Nas apresentações que acontecem em teatros e outros espaços fechados e com capacidade limitada, a distribuição de ingressos será online, a partir de 8 de agosto, às 17h.
Campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis
O Festival Sesc Mesa Brasil também marca o início de uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis nas unidades do Sesc. Em pontos de coleta nas unidades de todo o estado de São Paulo, o público poderá doar. Os itens arrecadados serão destinados a instituições sociais atendidas pelo Sesc Mesa Brasil.
O objetivo é mobilizar as pessoas a conhecerem e contribuírem ao trabalho sólido que o Sesc, instituição mantida pelo empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, desenvolve junto das empresas doadoras e que conta com reconhecimento nacional e internacional, tendo sido certificado como parceiro do programa Fome Zero, criado pelo Governo Federal Brasileiro, logo em seu início no ano de 2003
Sesc Mesa Brasil
Fundamentado no princípio de que a alimentação é um direito de todos, o Sesc Mesa Brasil une empresas, instituições sociais e pessoas voluntárias com o objetivo de minimizar a fome, a insegurança alimentar e o desperdício.
O programa é formado por duas ações: a primeira, denominada Colheita Urbana, estabelece a conexão entre empresas doadoras de alimentos que perderam o valor comercial, mas que estão próprios para o consumo, e instituições sociais que os utilizam para complementar as refeições servidas às pessoas por elas assistidas, além de atender famílias em situação de insegurança alimentar. A segunda é de caráter educativo e promove cursos e oficinas voltados a instituições sociais beneficiadas e empresas doadoras, com o propósito de sensibilizar e orientar sobre a importância da alimentação adequada e saudável, boas práticas relacionadas ao recebimento, armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos, além de técnicas culinárias como as de aproveitamento integral dos alimentos, contribuindo com a qualidade das refeições servidas nesses espaços.
Em São Paulo, o programa conta com o Centro de Captação e Armazenagem Mesa Brasil – CECAM, espaço que tem por objetivo captar e armazenar grandes quantidades de doações vindas de distribuidores e produtores de legumes, verduras e frutas, além dos itens provenientes do comércio e da indústria.
Programação do Sesc Santo André:
Juçara Marçal, Rodrigo Campos e Gui Amabis
show do álbum “Sambas do Absurdo – Volume 2”
Rodrigo Campos, Juçara Marçal e Gui Amabis lançaram o álbum “Sambas do Absurdo Volume 2”, seguindo seu trabalho de 2017 inspirado em Camus. Este novo álbum apresenta 8 composições de Campos, explorando personagens mais realistas. Juçara contribui com sua voz e Gui com samples, enquanto Régis Damasceno participa no baixo e violão de aço. O projeto é um lançamento da YBmusic.
Dia 10/8, sábado, das 19h às 20h30
Teatro
12 anos – Autoclassificação
Grátis – Esta programação integra o Festival Sesc Mesa Brasil. A participação é gratuita, mediante retirada de ingressos a partir de 8/8 pelo aplicativo Credencial Sesc SP ou pela Central de Relacionamento Digital Sesc.
Tupiliques
Com a Cia Repentistas do Corpo
Um espetáculo que mistura dança, teatro e percussão corporal, trazendo poesias do escritor César Obeid feitas com palavras da língua tupi. Um espetáculo lúdico, ritmado, poético e dançado, inspirado no livro Tupiliques: heranças indígenas no Português. Para crianças e adultos, um convite a pensar as culturas dos nossos povos tradicionais com o coração aberto.
Dia 11/8, domingo, das 16h às 17h
Teatro
Livre – Autoclassificação
Grátis – Esta programação integra o Festival Sesc Mesa Brasil. A participação é gratuita, mediante retirada de ingressos a partir de 8/8 pelo aplicativo Credencial Sesc SP ou pela Central de Relacionamento Digital Sesc.