O Teatro Municipal de Mauá recebe “Antropo100 – De Cascudo a Eros”, da Companhia de Danças de Diadema, para apresentação única na sexta-feira (09/08), às 20h. No dia 31 de agosto (sábado), o espetáculo também faz sessão no Centro Cultural Diadema, às 20h. Ambas as apresentações fazem parte da circulação do grupo apoiada pelo ProAC Editais – 04/2023 (Dança / Circulação de Espetáculo) e são gratuitas.
O espetáculo é uma obra coreográfica concebida por Ana Bottosso, com a colaboração dos artistas intérpretes criadores da Companhia de Danças de Diadema.
“Antropo100 – De Cascudo a Eros” busca trazer à cena uma reflexão artística a partir dos grandes acontecimentos históricos da década de 1920, como a Semana de Arte Moderna. O subtítulo da coreografia faz referência direta a Câmara Cascudo e Eros Volúsia. Na década de 1920, o folclorista Luís da Câmara Cascudo aprofundou suas pesquisas sobre a história dos gestos na cultura brasileira. Ele documentou as expressões corporais que refletiam a miscigenação de etnias e tradições no Brasil, destacando como gestos cotidianos, danças e rituais comunicavam identidades e emoções como uma linguagem não verbal significativa.
O Teatro Municipal está localizado na rua Gabriel Marques, 353 – Vila Noêmia, em Mauá, e o Centro Cultural Diadema se encontra na rua Graciosa, 300 – Centro.